Eletrônica e eletrotécnica: Quais suas diferenças profissionais

Eletrônica e eletrotécnica: Quais suas diferenças profissionais
COTIDIANO
A eletrônica e a eletrotécnica são especialidades que estudam o uso da energia elétrica e de seus circuitos eletrônicos na elaboração de sistemas e produtos, como por exemplo, os eletrodomésticos, sistemas automáticos e telefonia. Para trabalhar nessa área, o indivíduo pode fazer diversos cursos acadêmicos como a Engenharia Elétrica, Tecnologia em eletrotécnica e eletrônica ou se preferir realizar até cursos técnicos.


Embora a eletrônica e a eletrotécnica estejam voltadas para o estudo da energia elétrica e de seus circuitos, uma pequena diferença entre essas profissões acabam confundindo a cabeça de muitas pessoas e profissionais da própria área da engenharia elétrica.


Diferença entre a eletrônica e a eletrotécnica:


Eletrônica:
é parte da engenharia que tem como finalidade lidar com redes elétricas no circuito em modos de controle. Além do mais a eletrônica trabalha com grandezas elétricas de pequenas amplitudes e de frequências elevadas, que são os sinais elétricos ou eletrônicos considerados de baixa tensão.


Automação, controle e telecomunicação são as partes que subdivide o campo da eletrônica.


Eletrotécnica:
é a grande responsável transmissão, geração, distribuição e utilização da energia elétrica, fontes alternativas de energia, acionamentos industriais, motores elétricos, instalações elétricas prediais e industriais e dentre outras que podemos considerar como serviços de alta tensão.


A eletrotécnica é subdividida em três pontos importantes:

• Produção ou geração, transporte, transmissão e distribuição de energia elétrica;
• Motores elétricos;
• Instalações elétricas.


Fontes de pesquisas:


http://megaeletrico.wordpress.com/2010/05/26/eletrotecnica-x-eletronica/

http://cursospcserrana.com/noticia/528-eletrotecnica-x-eletronica

http://www.cursocerto.com.br/index.php?area=guiaprofissoes&sub=detalhe&idProfissao=33


Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER