Domínios da aprendizagem

Domínios da aprendizagem
PEDAGOGIA
A aprendizagem abrange três domínios fundamentais: Intelectual ou Cognitivo; Afetivo-social; Sensório-psiconeurológico.

Domínio intelectual ou cognitivo (inteligência humana)

A inteligência e a idade mental (e não a cronológica) são domínios decisivos à aprendizagem humana.

Inteligência: capacidade de interagir com o meio ambiente e adaptar-se a ele; desenvolve-se através de fases, ao longo da vida, que se sucede em uma mesma ordem, mas devido às diferenças individuais, podem ser alcançadas em idades diferentes para cada pessoa, dependendo do ritmo de desenvolvimento.

Domínio afetivo-social (emoções, sentimentos e aspectos psicossociais)


As pessoas são todas diferentes e únicas. As diferenças são determinadas pelas influências genéticas, bioquímicas de seu próprio organismo e por estímulos do ambiente em que vivem, bem como pela interação de todas as experiências sociais que tiveram desde o nascimento. A personalidade de cada indivíduo vai se formando se desenvolvendo; Portanto, o aluno que chega à escola ou universidade já possui sua personalidade bem definida.

As características psicológicas momentâneas, tais como o humor, as emoções e os sentimentos, também são domínios fundamentais à aprendizagem humana. Da mesma forma, certo amadurecimento social (relacionamento interpessoal e intrapessoal) é elemento igualmente importante neste processo de ensino-aprendizagem.

O sensório-psiconeurológico (sensações, desenvolvimento neuropsicológico e maturação neurológica)

A integração das funções neuropsicológicas é fundamental à aprendizagem. Para tanto, a estimulação é comprovadamente importante, já que crianças que viveram seus primeiros anos de vida em ambientes pobres de estímulos sofreram danos graves de desenvolvimento, principalmente em seus elementos sensoriais (audição, visão, tato, gustação, olfato), neurológicos (maturação neurológica), psicomotores (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio) e linguísticos (fala).

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER