Doenças reumáticas: um mal que tem remédio

Doenças reumáticas: um mal que tem remédio
MEDICINA-ALTERNATIVA

 

Doenças Reumáticas são aceitas como uma consequência inevitável do envelhecimento, existindo uma ideia feita de que o reumático faz parte natural da velhice.

Não é bem assim. As doenças reumáticas, muitas vezes chamadas erradamente de “reumático”, “artrose” ou “doenças dos ossos”, encontram-se entre as doenças mais frequentes do ser humano.

Entre os mitos mais lesivos dos interesses dos pacientes, podemos citar as noções de que as doenças reumáticas são inevitáveis na velhice, são benignas e intratáveis. Estas noções têm levado a que os doentes se conformem, por vezes, com grande sofrimento físico (dor, incapacidade para trabalhar ou para a sua higiene pessoal), psíquico e familiar com a sua situação.

Mas muitos destes mitos não se restringem apenas aos pacientes. Trata-se de noções que podem estar enraizadas em alguns profissionais de saúde, o que leva a que, não raramente, os doentes reumáticos sejam menos compreendidos e considerados nas suas legítimas expectativas de apoio.

Outra ideia errada é a de que as doenças reumáticas são “doenças dos ossos”, quando, na maior parte das vezes, afetam as articulações, os músculos e os tendões.

Um outro mito costuma associar este tipo de patologia à velhice, quando na realidade as doenças reumáticas podem afetar pessoas de todas as idades. O que acontece é que as patologias mais frequentes ocorrem, geralmente, a partir da meia idade, como é o caso da artrite reumatoide e da osteoartrose.

A cadeira de rodas como destino obrigatório para quem sofre de artroses é outro conceito errado. Na verdade um dos maiores avanços no tratamento das doenças reumáticas são as Medicinas Naturais ou Medicina Não Convencional, no caso a Osteopatia, que previne e retarda o avanço destas doenças. Quando a patologia é muito avançado a cirurgia substitutiva (prótese), é outra solução.

Para finalizar, parafraseando um professor meu, “Nunca tantos sofreram tanto, durante tanto tempo.

 

Dr. Nuno Miguel Esteves Fidalgo
Formado em Osteopatia Integral (Estrutural, Visceral, Craneal, Pediátrica, Ginecologia), Termografia Clinica, Master em Quiromassagem Superior, Reflexologia Podal, Medicina Quântica, Tui Pediátrico, Bandas Neuromusculares e Kinesio Tape em Pediatria, várias formações na área de Fisioterapia e Enfermagem. Pode saber mais no meu site:(www.drnunofidalgo.blogspot.pt)
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER