Definição, Técnicas e organização no setor de cobrança

Definição, Técnicas e organização no setor de cobrança
CONTABILIDADE
Cobrança equivale a reaver valores perdidos, recuperar dinheiro, reabilitar o crédito de outrem. Quando uma venda é realizada a prazo e este recebimento não ocorre dentro do prazo estabelecido ou tolerável, é feito o processo de recuperação de crédito, ou seja, a cobrança para reaver o valor esperado. Este processo não é fácil, porém é um trabalho necessário para a saúde financeira das empresas.

Cobrar significa recuperar um cliente, o que trará teoricamente valores considerados perdidos e novos negócios futuramente. O cliente que está em crise hoje pode vir a se recuperar amanhã e surpreender com seu novo potencial de compras e pagamentos. É bom ter isso sempre em mente.

O que devemos refletir neste primeiro momento é que as condições de mercado, na atualidade, são bastante diferenciadas, seja em relação ao produto comercializado ou serviço prestado, seja em relação à prática de preço, ao produto comercializado ou serviço prestado, seja em relação às condições de venda, entre outras tantas variáveis. Da mesma forma, deve-se entender o que é o mercado, como ele funciona e quais são os elementos que o compõe.

Há uma nova forma de gerenciamento e administração, assim como uma nova postura empresarial que está sendo exigida pelo desenvolvimento, que estabelece uma visão realmente diferenciada dos vários setores de uma organização e sua interatividade com o cliente (interno e externo).

Um dos fatores de manutenção e expansão da empresa no mercado é a existência de infraestrutura que vise atender ao setor de crédito de uma organização, isto é, deve atender às necessidades dos envolvidos, ou seja, a que setor atue de forma eficaz para a organização e seja eficiente para o usurário ou cliente.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER