Curvaturas exageradas da Coluna Vertebral

Curvaturas exageradas da Coluna Vertebral
MEDICINA-ALTERNATIVA

As curvaturas anterio-posteriores são quatro, duas de convexidade anterior(lordose), localizadas na coluna cervical e lombar, e duas de convexidade posterior(cifose), localizadas na coluna dorsal e sacro-coccígea.


Destas quatro curvaturas, só três são constituidas por elementos móveis, a coluna dorsal e lombar, sendo susceptiveis de variações para cada indivíduo.

A Hiperlordose e hipercifose são um nomenclatura médica que nada significa para a maior parte da polpulação, correspondendo a um aumento das curvaturas fisiologicas da coluna vertebral no sentido antero-posterior.

 

CAUSAS DIVERSAS...

As causas podem ser múltiplas, podemos dizer que o grupo etário dos 60-80 anos, é frequentemente afetado pelo aumento da cifose dorsal condicionada por uma desmineralização ássea acentuada, associada a uma perda de tonicidade muscular importante.
Cada vez mais encontro em consulta pacientes que me referem que dia a dia estão mais biaxos e mais curvados.
 
ADOLESCENTES COM ALGUM RISCO...
 
A Postura do corpo tem levado alguns jovens , ao longo dos anos, a efetuar exercícios de musculação. aeróbica, step.,com grande intensidade e por períodos prolongados.
Cada vez mais me tem chegado á consultas jovens, e especialmente, em raparigas entre os 10-15 anos, situações de alterações de postura das vertebras dorsais, que irão condicionar uma hpercifose dorsal juvenil ou "doença de Sheurmman".
 
Tenho estado em contato com as escolas para tentar rastreiar as causas que podem provocar dores ou alterações da estática na coluna vertebral na adolescência.Tenho observado jovens adolescentes que desenvolvem uma hipercifose dorsal devido ao seu voluma mamário, curvando-se demasiado para a frente na tentativa de o esconder.
 
De notar que a maior parte das queixas dolorosas dos pacientes estão relacionados com alteraçõe sposturaiis, que são corrigidas nas consultas de OSTEOPATA e com os exercícios físicos específicos.
 
Existem outras causas importantes a serem despistadas, nomeadamente, processos infecciosos, tumorais ou alterações de crescimento das vertebras, quer congénitos, quer adquiridas.
 
RAQUIALGIAS NA IDADE MÉDIA DA VIDA...
 
A maior parte dos pacientes que vem a consulta com problemas na coluna vertebral encontram-se na faixa etária dos 20-40 anos, referem fundamentalmente dores e/ou assimetrias toráxicas adquiridas na adolescência.
 
Umas das patologias referidas pelos pacientes para explicação das suas raquialgias, são as hérnias discais, fundamentalmente lombares.
 
A grande maioria das vezes os pacientes vem á consulta e já efetuaram múltiplas exames radiográficos, quer convencionais, quer tomografias axiais computorizadas, quer TAC e ainda ressonâncias magnéticas.
 
COMO PREVENIR OS DESVIOS:
 
- A profilaxia deve ser efectuada nas escolas e nunca dve ser esquecida...
 
- Conselhos posturais adequados e uma actividade fisíca regular, associada a uma alimentação saudável...
 
- Rastreios periódicos, com o intuito de proceder ao despiste destes desvios...
 
- Consultas de OSTEOPATI com profissional qualificado...

Dr. Nuno Miguel Esteves Fidalgo
Formado em Osteopatia Integral (Estrutural, Visceral, Craneal, Pediátrica, Ginecologia), Termografia Clinica, Master em Quiromassagem Superior, Reflexologia Podal, Medicina Quântica, Tui Pediátrico, Bandas Neuromusculares e Kinesio Tape em Pediatria, várias formações na área de Fisioterapia e Enfermagem. Pode saber mais no meu site:(www.drnunofidalgo.blogspot.pt)
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER