Como reconhecer se você precisa de uma reprogramação mental?

Como reconhecer se você precisa de uma reprogramação mental?
PSICOLOGIA
A PNL (Programação Neurolinguística) é uma das técnicas que utilizo no processo terapêutico. Falando resumidamente, esta consiste em reprogramar a mente através da linguagem e da fisiologia.

Quando dizemos à nós mesmos: "Eu não consigo fazer isso"; "Eu não posso comer isso porque passo mal", "Eu não me sinto seguro"; Ativamos o nosso "sistema de crenças", ou seja, em tudo "aquilo" que acreditamos a respeito deste pensamento.

Exemplo: "Eu não consigo aprender". Quando dizemos uma frase como esta, a nossa memória traz a "tona" sensação e sentimentos por traz desta afirmação. É possível que seja lembrado um ou vários momentos no passado onde não conseguimos aprender algo e como aprendemos por repetição, formamos esta referência cerebral.

Acreditando que por vezes não conseguimos aprender, tomamos esta crença como verdade para nós, ela vira a nossa realidade e nos impede de tentar outra vez, de nos dar uma nova oportunidade. Afinal, não é porque você não teve o resultado que queria algumas vezes, que este será o resultado de sempre. Parece que se "proteger" é uma tendência do ser humano, deixando de agir, tentar com "medo" ou pela "ansiedade" de errar/fracassar em uma outra oportunidade.

Normalmente quando acontece utilizamos a "Síndrome dos E se´s": "E se eu fracassar outra vez"; "E se eu não conseguir aprender" "E se der errado"... Daí eu digo: "E se você conseguir?". Há pessoas que me olham com os ‘olhinhos’ de espanto, afinal, nem contaram com a possibilidade de dar certo e conseguir aprender.

A partir daí é importante reprogramar a mente através da linguagem e da fisiologia, ressignificando suas crenças limitantes e potencializando crenças positivas para que a pessoa possa ouvir em seu diálogo interno, uma frase totalmente diferente para a mesma "coisa", no nosso exemplo: aprender.

Ela poderá dizer assim: "Eu sou capaz de aprender, afinal, tudo o que um homem pode, o outro também pode, é só me esforçar e me dedicar que eu consigo".

Só de falar isso internamente, os sentimentos e a fisiologia mudam. Experimente!

Fernanda Mion
Fernanda Mion é psicóloga e consultora. Presta atendimento em consultórios, empresas e escolas. Formação em Hipnose, Orientação Profissional e Psicoterapia breve individual e em grupos. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e possui diversos cursos de aperfeiçoamento em Psicanálise, Psicoterapia Cognitiva Comportamental, Psicodrama, entre outros. Palestrante e conferista.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER