Barramento

Barramento
INFORMATICA
Um barramento, ou bus, nada mais é do que um caminho comum pelo qual os dados trafegam dentro do computador. Esse caminho é usado para comunicações e pode ser estabelecido entre dois ou mais elementos do computador. O tamanho de um barramento é importante, pois determina quantos dados podem ser transmitidos em uma única vez. Por exemplo, um barramento de 16 bits pode transmitir 16 bits de dado, e um barramento de 32 bits pode transmitir 32 bits de dados a cada vez.

Todo barramento tem uma velocidade medida em MHz. Um barramento rápido permite transmitir dados rapidamente, que tornam as aplicações mais rápidas. Um PC tem muitos tipos de barramentos, que incluem:

1 – Barramento do processador: o barramento que o chipset usa para enviar/receber informações do processador. Os chipsets são os chips de suporte adjacentes contidos na placa mãe.

2 – Barramento de cache: é um barramento dedicado para acessar o sistema cache. Ele é algumas vezes chamado de barramento backside.

3 – Barramento de memória: é um barramento que conecta o subsistema de memória ao chipset e ao processador.

4 – Barramento local de E/S (Entrada/Saída): É usado para conectar periféricos de alto desempenho à memória, chipset e processador. Por exemplo, placas de vídeo, interface de redes de alta velocidade geralmente usam um barramento deste tipo.

5 – Barramento padrão de E/S: Conecta os três barramentos acima ao antigo barramento padrão de E/S, usado para periféricos lentos (modems, placas de som regulares, interfaces de rede de baixa velocidade) e também para compatibilidade com dispositivos antigos. Em placas-mães mais novas, não se encontra mais esse tipo de barramento.


 Outros Barramentos

Os barramentos evoluíram de forma expressiva durante as últimas décadas, passando do ISA e das portas seriais aos slots PCI Express e portas USB 2.0 que utilizamos atualmente.

• USB 2.0: No USB 1.x, as portas transmitem a apenas 12 megabits, o que é pouco para HDs, pen drives, drives de CD, placas wireless e outros periféricos rápidos. Mas, no USB 2.0, o padrão atual, a velocidade foi ampliada para 480 megabits (ou 60 MB/s), suficiente para a maioria dos pen drives e HDs externos.

• PCI & PCI Express: O PCI é um barramento de 32 bits, que opera a 33 MHz, resultando em uma banda toda de 133 MB/s, compartilhada entre todos os periféricos ligados a ele. O PCI trouxe recursos inovadores (para a época), como o suporte a plug-and-play e bus mastering. Comparado com os barramentos antigos, o PCI é bastante rápido. O problema é que ele surgiu no começo da era Pentium, quando os processadores ainda trabalhavam a 100 MHz. Hoje em dia temos processadores na casa dos 3 GHz e ele continua sendo usado, com poucas melhorias. O PCI Express, ou PCIe, é um barramento serial que pouco comum com os barramentos anteriores. Graças a isso, ele acabou se tornando o sucessor não apenas do PCI, mas também do AGP.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER