Apendicite aguda: Um problema sempre atual

Apendicite aguda: Um problema sempre atual
MEDICINA-ALTERNATIVA
A maioria das pessoas já ouviu falar em apendicite. E também já ouviu falar da operação que se tem de fazer para o apêndice ser retirado. É muito fácil de operar, mas a intervenção tem que ser feita a tempo, isto é, mais ou menos nas seis horas seguintes ao aparecimento dos primeiros sintomas.


Esta rapidez vai impedir que a inflamação existente no apêndice se alastre a mais zonas do abdômen e provoque graves problemas, que podem inclusivamente levar à morte.


Aqui cabe aos pais um papel muito importante. Como as crianças tem mais dificuldade em queixar-se e em identificar as causas das queixas, estes devem estar atentos para saber quando recorrer ao médico.


A faixa etária mais suscetível à ocorrência deste problema situa-se por volta dos 20 anos.


Aprenda a reconhecer os sintomas:

- Dor na parte inferior do abdômen
- Muitas vezes dos na região epigástrica
- Uma dor parecida a uma cólica
- Pode ser sentida na coxa
- Existe uma perturbação do trânsito intestinal
- Dor na palpação na zona do apêndice


Feito o diagnóstico, a criança é enviada para tratamento e a última palavra cabe ao profissional que a estiver acompanhando o caso.


Se deixar passar muito tempo sem empreender medidas terapêuticas para combater, a apendicite pode ser gravíssima. A infecção pode perfurar o apêndice atingindo o interior do abdômen provocando uma peritonite aguda. Também podem ocorrer abscessos, que depois têm de ser operados.


Lembre-se que uma dor abdominal pode ser sintoma de apendicite, mas também pode ser um indício de uma perfuração de úlcera, uma obstrução dos intestinos devido a um tumor, uma pancreatite, ou outras doenças graves que requer atenção e pronta intervenção de um profissional de saúde.

Dr. Nuno Miguel Esteves Fidalgo
Formado em Osteopatia Integral (Estrutural, Visceral, Craneal, Pediátrica, Ginecologia), Termografia Clinica, Master em Quiromassagem Superior, Reflexologia Podal, Medicina Quântica, Tui Pediátrico, Bandas Neuromusculares e Kinesio Tape em Pediatria, várias formações na área de Fisioterapia e Enfermagem. Pode saber mais no meu site:(www.drnunofidalgo.blogspot.pt)
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER