A importância de se qualificar

A importância de se qualificar
ADMINISTRACAO
A qualificação ajuda no mercado de trabalho

O Brasil está mudando e com ele o mercado de trabalho, que já era exigente, agora está ainda mais. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que o índice empregatício caiu, mas os salários aumentaram. Você deve estar se perguntando: mas como isso é possível? As empresas estão preferindo aumentar os salários dos seus funcionários em vez de abrir novos processos seletivos. Isso é devido à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.

Ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo muitas vagas, porém há poucos profissionais preparados para as exigências das vagas. Profissionais que não têm uma qualificação demoram mais para realizar as suas tarefas, isso leva tempo e dinheiro. Esse é um dos motivos que gera tanta exigência. Foi o tempo em que para ser Auxiliar de Serviços Gerais era necessário somente o Ensino Fundamental, hoje é necessário ter o Ensino Médio. Imagina para outros cargos?

Mas para quem tem faculdade ou curso técnico e já acha que está qualificado o suficiente, é preciso permanecer se qualificando, atualizando-se, pois a pesquisa também relatou que muitos dos profissionais que saíram da faculdade, também não estavam preparados para atender as exigências do mercado. Além de alguns itens analisados, desvios ortográficos em redações, forma de se expressar, são os erros mais cometidos.

Hoje estamos vivendo em uma sociedade que nos faz pensar o tempo todo e o mercado de trabalho também está nos cobrando isso, Raciocínio. Estamos em uma era em que precisamos exercitar, além dos músculos, também o cérebro. Estude, atualize-se, busque novos conhecimentos, aprenda um novo idioma. Leia mais, pois ler é descobrir novos horizontes, é dar permissão a imaginação para criar, viajar sem sair do lugar. Ler é conhecer novas culturas, novas formas de ter opiniões sobre qualquer assunto. É agregar conhecimentos, sabedoria. A leitura nos transforma em pessoas mais interessantes, cheias de conteúdos incessantes.

Ter conteúdo intelectual não é ser careta, fora de moda. Nos dias de hoje, ser uma pessoa com conteúdo, conhecimento, são fatores que nos ajudam a ganhar o pão de cada dia.

Lumara Ximenes Diniz
Sou estudante de Administração de Empresas. E possuo um blog www.admabrangente.blogspot.com
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER