Políticas de redução de custos

Políticas de redução de custos
CONTABILIDADE
O processo de criação de valor, objetivo máximo das empresas, decorre da rentabilidade vinda do lucro de suas operações. O lucro nada mais é que a diferença entre a receita de venda dos produtos e serviços e os custos e despesas necessários para a obtenção dessas receitas. De maneira simplificada: Lucro = Vendas – Custos e Despesas.

Portanto, se quisermos aumentar o lucro temos apenas duas alternativas: ou aumentamos as vendas ou reduzimos os custos e despesas. Na opção de aumentar as vendas, esse aumento somente irá gerar lucro se os custos e despesas não aumentarem em ritmo superior ao aumento nas vendas.

Por outro lado, a redução de custos e despesas é algo totalmente controlável pela empresa, ao passo que aumentar as vendas não depende apenas da empresa.

Uma série de condições de mercado está envolvida, como posição competitiva, existência de concorrentes, produtos substitutos, variações na demanda, situações sazonais, oligopólio etc. Portanto, a redução de custos é mais controlável pela empresa que o volume de vendas.

Assim, em busca de lucro, as empresas voltam-se para as variáveis de maior controle e domínio: os custos e despesas (elementos do ambiente interno da empresa). Destarte, a redução de custos busca maior controle desses elementos internos no sentido de eliminar gastos desnecessários no processo de produção de produtos e serviços para venda.

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