Verbos de ligação: O que é?

Verbos de ligação: O que é?
CONCURSOS
São verbos que exprimem estado ou mudança de estado (não indicam, portanto, ações). Nas orações com verbos de ligação, o sujeito não pratica nem sofre a ação; o sujeito é apenas o ser a quem se atribui alguma característica. Tais verbos servem como elemento de ligação, conforme sugere o próprio nome, entre um sujeito e um atributo dele, o predicativo do sujeito.

- “A casa é nova.”
Sujeito: “A casa”
Pred. do Suj.: “nova.”
V. Ligação: “é”

- “Luiza Porto está feliz.”
Sujeito: “Luiza Porto”
Pred. do Suj.: “feliz.”
V. Ligação: “está”

Observe que, nos predicados formados com verbos de ligação, a principal informação a respeito do sujeito está contida no predicativo do sujeito e não no verbo. Os verbos de ligação podem expressar:

a-) Estado permanente:
Ex: “Vânia é alta.”

b-) Estado circunstancia
Ex: “Vânia está magra.”

c-) Estado transitório
Ex: “ aluno esteve quieto durante a aula.”

d-) Mudança de estado
Ex: “O aluno tornou-se comportado.”

e-) Continuidade de estado
Ex: “O aluno permaneceu quieto.”

Os principais verbos que costumam funcionar como verbos de ligação são: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, andar e continuar.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER