Sistema nervoso das aves

Sistema nervoso das aves
BIOLOGIA
Como nos demais vertebrados, o sistema nervoso das aves é classificado de acordo com estruturas e funções, dividido em sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e medula espinhal, e sistema nervoso periférico, formado pelos nervos e gânglios (HICKMAN et al, 2013).


As aves também apresentam o corpo de glicogênio, tecido semelhante a uma glândula, presente na medula na região lombar. Embora sua função venha sendo estudada, ainda não é conhecida. Comparado às estruturas nervosas dos outros grupos de vertebrados, a estrutura do encéfalo das aves é similar a dos mamíferos.


O encéfalo das aves é dividido em hemisférios cerebrais, cerebelo e lobos ópticos (localizados no teto do mesencéfalo, uma das áreas do encéfalo).


Os lobos ópticos estão localizados lateralmente ao mesencéfalo, e tem como função organizar as informações visuais.


O cerebelo é responsável por coordenar a posição dos músculos, principalmente quando a ave está em pé, mantém o equilíbrio e processa informações visuais, possibilitando ao animal manter o equilíbrio e o movimento (HILDEBRAND; GOSLOW, 2006).

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER