Répteis do mesozóico e archosauria

Répteis do mesozóico e archosauria
BIOLOGIA
A era Mesozóica se estendeu por mais de 180 milhões de anos e é chamada coloquialmente como a era dos répteis. Ao longo deste período, em todo globo um grande número de formas evoluiu, diversificou e irradiou, ocupando muitas das zonas adaptativas presentes no planeta. Um destes grupos são os dinossauros, que embora sejam os mais conhecidos não foram os únicos.

Devido ao grande número de grupos que existiu (alguns permanecendo até hoje), a compreensão destes grupos é complicada e o entendimento da evolução destes grupos fica prejudicado dado ao grande número de adaptações convergente presente entre as diferentes linhagens. Animais piscívoros de focinho longo, bem como quadrúpedes encouraçados apareceram repetidamente nas diferentes linhagens.

O conhecimento sobre as relações filogenéticas dos grupos está em constante mudança, conforme a descoberta de novos fósseis além da reavaliação de outros, facilitando a compreensão deste período, e consequentemente o período atual. Os Crocodyliformes e as Aves são os animais atuais que formam um grupo monifilético com vários dos grupos que existiram no Mesozóico, assim, estes animais serão tratados concomitantemente com alguns dos répteis daquela era.

Os Archosauria são os animais mais frequentemente associados à grande irradiação do tetrápodes da era mesozóica. Neste grupo estão incluídos além das aves e Crocodyliformes, os dinossauros e pterossauros e outros grupos menos conhecidos. Os Archosauria são distinguíveis pela presença de uma fenestra antero-orbital (em frente a órbita).

Outras características também são diagnósticas do grupo, todavia menos evidentes. Simplesmente para facilitar a compreensão dos grupos serão tratados aqui somente os Crocodyliformes, os Pterosauria, os dinossauros e consequentemente as aves, que de acordo com os conhecimentos atuais são consideradas dinossauros.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER