Proteínas De Defesa: Os Anticorpos

Proteínas De Defesa: Os Anticorpos
BIOLOGIA
Quando algum antígeno (bactérias, fungos, etc.) entra em contato com o organismo animal, ocorre a produção de uma proteína de defesa, chamada anticorpo. Anticorpos são glicoproteínas derivadas dos linfócitos B que atacam os antígenos causadores das doenças.

Do mesmo modo que as enzimas, os anticorpos são específicos, ou seja, atuam somente contra os antígenos que induziram sua formação.

- Organismo Imunizado: Uma vez que ocorre a produção de anticorpos, o organismo forma uma espécie de "memória" da estrutura do antígeno invasor. Isso faz com que invasões posteriores pelo mesmo antígeno sejam rapidamente repelidas.

Foi o conhecimento do mecanismo de ação dos anticorpos que permitiu o desenvolvimento de vacinas e soros terapêuticos, como o soro antiofídico.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER