Plasmócitos

Plasmócitos
BIOLOGIA
São células ovoides com citoplasma muito basófilo, graças à sua riqueza em retículo endoplasmático rugoso. O núcleo é excêntrico e esférico, apresentando cromatina disposta em forma de raios de uma roda. Originam-se a partir dos linfócitos B do sangue, que entram no tecido conjuntivo e diferenciam-se em plasmócitos.

Os plasmócitos são abundantes nos órgãos linfáticos, no tecido conjuntivo frouxo da lâmina própria e submucosa do trato gastrointestinal, e no aparelho genital feminino (útero), ou seja, áreas sujeitas à penetração de bactérias e proteínas estranhas, mas são menos numerosos no tecido conjuntivo frouxo de outras áreas do corpo. Aumentam de número nas áreas de inflamação crônica.

Sua principal função é produzir os anticorpos que atuam nas respostas imunes do organismo. Os anticorpos são proteínas específicas, da classe das imunoglobulinas, fabricadas em resposta à penetração de moléculas estranhas que recebem o nome de antígeno. A

pesar de estar demonstrando experimentalmente que certos antígenos necessitam entrar em contato com o macrófago para determinar uma resposta antigênica pelos plasmócitos, sabemos que há antígenos que atuam diretamente sobre os plasmócitos. Neste último caso, o plasmócito produz anticorpos sem necessitar da cooperação do macrófago.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER