O que são Papilas Gustativas?

O que são Papilas Gustativas?
BIOLOGIA
As papilas gustativas são estruturas responsáveis pelo reconhecimento dos sabores. Elas são constituídas por células epiteliais localizadas em torno de um poro central (poro gustativo) situado na mucosa da língua. No interior das células epiteliais existem células receptoras gustativas (quimiorreceptores) que, em conjunto, formam os botões ou corpúsculos gustativos.

Na superfície de cada célula receptora gustativa, existe um prolongamento fino e comprido, denominado pelo gustativo, que se projeta em direção à cavidade bucal através do poro gustativo. Cada célula receptora está conectada em sua parte inferior a uma fibra nervosa.

Para que o gosto de uma substância possa ser sentido, a mesma deve-se dissolver no líquido bucal e, em seguida, difundir-se através do poro gustativo, onde irá interagir com o pelo gustativo.

As papilas podem ser divididas em três tipos:

Papilas Circunvaladas - Também conhecidas como papilas valadas ou califormes, são papilas em forma de cálice, localizadas na base da língua, formando um “V”.

Papilas Foliadas -
São papilas em forma de folha que nos homens situam-se na borda posterior das bordas da língua.

Papilas Fungiformes - São papilas em forma de seta que se encontram repartidas por toda a mucosa da língua.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER