O ovo das aves: estrutura

O ovo das aves: estrutura
BIOLOGIA
Junto com os répteis e os mamíferos, as aves pertencem ao grupo dos amniota, animais cujos embriões se desenvolvem dentro de uma bolsa membranosa, o âmnio. O ovo amniótico apresenta quatro membranas, que promovem suporte e manutenção do embrião e do feto (KARDONG, 2006).


O âmnio é uma bolsa de fluídos que envolve o embrião, responsável por mantê-lo protegido de choques mecânicos. O saco vitelino armazena o vitelo, composto por substâncias que nutrem o embrião. O alantoide atua como depósito para os resíduos metabólicos provenientes do embrião. Tem como função, também, servir como superfície respiratória para trocas de gás carbônico e oxigênio. O córion está localizado logo após a casca do ovo, envolvendo todo o conjunto embrionário. Como o crescimento do embrião e o aumento da necessidade de oxigênio, o córion se funde ao alantoide, formando a membrana corioalantoica. Esta membrana promove as trocas respiratórias entre o oxigênio e o gás carbônico, dando suporte ao desenvolvimento do embrião.


Os ovos das aves apresentam a casca mineralizada, servindo como suporte mecânico, limitando a perda de água das estruturas embrionárias para o meio e servindo como uma barreira semipermeável que permite a passagem de gases. Alguns ovos apresentam pigmentos, auxiliando na camuflagem (HILDEBRAND; GOSLOW, 2006).



Filhotes recém-eclodidos
A ave recém-eclodida apresenta dois estados básicos de desenvolvimento. Existem espécies onde os filhotes nascem precoces, recoberto por plumas, e, quando estas estão secas, estão aptos para correr ou nadar. Porém, os filhotes precoces ainda são dependentes quanto à alimentação e proteção.


Existem, também, espécies com filhotes altriciais, recém-ecloditos nus e incapazes de andar. Estes filhotes permanecem no ninho por um período maior de tempo que as espécies precoces, pois nascem cegos e indefesos.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER