Formação da Melanina

Formação da Melanina
BIOLOGIA
Formação da Melanina

A melanina é o principal pigmento que confere a coloração da pele. É sintetizada em células especializadas da epiderme chamadas melanócitos, mais precisamente dentro de organelas conhecidas como melanossomos.

Os melanócitos são células modificadas, dendríticas, que além de produtores, também exercem a função de distribuir a melanina às células da epiderme diretamente relacionadas, os queratinócitos. A diferenciação dos melanócitos é propiciada por mediadores químicos produzidos pelos queratinócitos vizinhos, além de células de Langerhans e fibroblastos.

O início do processo de formação da melanina ocorre na transcrição do RNA, que irá dar origem à enzima tirosinase. Essa enzima é um catalisador importante, que por meio de uma complexa cadeia de reações oxidativas, vai converter a L-tirosina presente na pele em L-Dopa e, em seguida, em Melanina. Após ser produzida, a melanina precisa ser transferida dos melanócitos para os queratinócitos localizados à sua volta.

A síntese da melanina ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase, na presença de cobre.

A enzima responsável pela síntese de melanina é a tirosinase. Essa enzima catalisa as duas primeiras etapas da reação bioquímica de formação da melanina, oxidando a tirosina em 3,4-diidroxifenilalanina (DOPA) e esta em DOPA-quinona. Após esta reação no interior dos melanossomas, a DOPA-quinona pode se combinar com o oxigênio, resultando em eumelanina, ou pode se combinar com enxofre, resultando em feomelanina.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER