Preparação para o mercado de trabalho: Rede de relacionamentos

Todos os momentos são certos para o Marketing Pessoal.
Quanto mais pessoas conhecermos, quanto mais circularmos, maiores as chances das oportunidades aparecerem.
Todos os contatos podem ser de uma maneira ou de outra, fontes de informação e meios de contatos. É aquela história de alguém que o conhece e que fala de você para um amigo. Ele precisa de alguém exatamente como você, e aí uma grande oportunidade aparece.
Como usar as palavras
O que você diz sobre si mesmo influencia a sua carreira. Na realidade, a maioria das pessoas fala muito pouco de si mesmas. Elas têm medo de que a julguem exibidas. Mas é de fundamental importância aprender a usar as palavras certas e a falar de nós mesmos.
Caso você não demonstre muita confiança ou conhecimento sobre a área em que quer ingressar, as pessoas não se mostrarão muito dispostas para ajudá-lo. Sua tarefa principal e de maior desafio é ajudar os outros a perceberem aquilo que você quer fazer, além das habilidades, da experiência e dos conhecimentos que você possui.
Deve já estar claro para você que em todo o processo de Marketing Pessoal, deverá ter algumas questões claras e objetivas.
1. Onde você se encontra agora, as suas experiências anteriores e o que o tornou especial e bem sucedido no cargo que ocupa atualmente.
2. Qual sua meta profissional.
3. Quais habilidades e qualidades você levará consigo.
Descrição da experiência anterior
A descrição da sua experiência anterior consiste em um breve resumo dos cargos anteriormente ocupados ou do seu emprego atual. É apenas uma forma de permitir que as pessoas saibam onde esteve ou ainda está. Use aquela que for mais adequada. Caso o seu emprego atual for o que melhor espelha as habilidades exigidas para o cargo no qual está candidatando-se, fale sobre ele. Em outros casos, poderá ser melhor resumir experiências de trabalhos anteriores.
Apresentação pessoal
A imagem que você transmite é de enorme influência para as pessoas ao seu redor.
Por isso, lembre-se da aparência pessoal, do cuidado com a roupa, maquiagem, barba (no caso dos homens). Escolha uma roupa discreta e com a qual se sinta confortável durante a entrevista.
Relacionamento com o outro
O Marketing Pessoal também passa pelo modo como tratamos o outro.
De nada vale ser amável com superiores, empregadores ou clientes e ser ríspido com as outras pessoas. Outro ponto importante é a atenção que se dá às pessoas numa conversa. Ouça o que a pessoa está falando, olhe nos olhos, dê para a outra pessoa, qualquer que seja a mesma importância que daria a um presidente.
Lembre-se que no novo mercado de trabalho, o que as empresas estão mais valorizando é a capacidade de relacionar-se de forma positiva e amigável com os colegas de trabalho e, consequentemente, saber trabalhar em equipe.
Objetivo: projeto pessoal
Pesquisas e estudos demonstram que grande parte dos profissionais bem sucedidos e em ascensão, tem em comum um projeto pessoal e um plano de ação que norteiam sua carreira.
Um projeto pessoal é ter um objetivo que trace caminhos para realizá-lo, ter em mente aonde quer chegar.
Esta atitude impulsiona o profissional a crescer, a estar sempre se informando e a não se acomodar.
Os 15 pecados do candidato
Há muitos talentos que perdem a disputa pelas vagas na reta final.
Muitos candidatos põem tudo a perder com uma frase mal colocada, um simples descuido com a aparência ou por falar além do que lhe foi perguntado.
Citaremos os pecados que você jamais deve cometer durante uma entrevista:
1. Para manter a imagem é preciso cumprir os compromissos. Evite chegar atrasado.
2. Descuidar da aparência. Procure saber qual é o traje mais comum na empresa a qual você vai se candidatar.
3. Restrinja sua atuação ao território que você domina, para não dar vexame.
4. Sentar-se na cadeira da recepção como se estivesse no sofá de casa. Lembre-se de que os entrevistadores começam a avaliar o candidato antes mesmo de conversarem com ele.
5. Propor intimidade com o entrevistador.
6. Mentir. Alguns candidatos costumam dizer que ganham mais do que aquilo que realmente recebem ou acrescentam em seu currículo um curso que nunca fizeram.
7. Falar mal do ex- chefe ou da empresa e dizer-se injustiçado.
8. Alongar-se demais nas respostas e não ser objetivo. Procure um meio termo em suas participações. Não queira aparecer ou se esconder demais. Ouça com atenção tudo o que disserem e não interrompa uma pessoa que estiver falando.
9. Dizer que não conhece a empresa na qual você pretende trabalhar (dados mínimos: área de atuação, número de funcionários, o mercado em que ela atua).
10. Divulgar, durante a entrevista, dados confidenciais da empresa em que está atualmente. Seu ex-futuro chefe chegará à seguinte e óbvia conclusão: “Ele poderá fazer o mesmo com as informações da minha empresa”.
11. Elogiar exageradamente a si próprio. Cuidado com a exibição desnecessária de suas virtudes.
12. Falar de forma reticente sobre a família. Criticar a esposa ou o marido demonstra que você tem dificuldade em um dos aspectos básicos de sua vida.
13. Ir acompanhado para uma entrevista de seleção.
14. Declarar-se avesso à novidade.
15. Não demonstrar interesse pela oportunidade que está sendo oferecida.
Os dez mandamentos das relações humanas
1. FALE com as pessoas. Nada é tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”.
2. SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 42 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.
4. SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
5. SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer.
6. INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.
7. SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.
8. SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.
9. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
10. PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.
Quanto mais pessoas conhecermos, quanto mais circularmos, maiores as chances das oportunidades aparecerem.
Todos os contatos podem ser de uma maneira ou de outra, fontes de informação e meios de contatos. É aquela história de alguém que o conhece e que fala de você para um amigo. Ele precisa de alguém exatamente como você, e aí uma grande oportunidade aparece.
Como usar as palavras
O que você diz sobre si mesmo influencia a sua carreira. Na realidade, a maioria das pessoas fala muito pouco de si mesmas. Elas têm medo de que a julguem exibidas. Mas é de fundamental importância aprender a usar as palavras certas e a falar de nós mesmos.
Caso você não demonstre muita confiança ou conhecimento sobre a área em que quer ingressar, as pessoas não se mostrarão muito dispostas para ajudá-lo. Sua tarefa principal e de maior desafio é ajudar os outros a perceberem aquilo que você quer fazer, além das habilidades, da experiência e dos conhecimentos que você possui.
Deve já estar claro para você que em todo o processo de Marketing Pessoal, deverá ter algumas questões claras e objetivas.
1. Onde você se encontra agora, as suas experiências anteriores e o que o tornou especial e bem sucedido no cargo que ocupa atualmente.
2. Qual sua meta profissional.
3. Quais habilidades e qualidades você levará consigo.
Descrição da experiência anterior
A descrição da sua experiência anterior consiste em um breve resumo dos cargos anteriormente ocupados ou do seu emprego atual. É apenas uma forma de permitir que as pessoas saibam onde esteve ou ainda está. Use aquela que for mais adequada. Caso o seu emprego atual for o que melhor espelha as habilidades exigidas para o cargo no qual está candidatando-se, fale sobre ele. Em outros casos, poderá ser melhor resumir experiências de trabalhos anteriores.
Apresentação pessoal
A imagem que você transmite é de enorme influência para as pessoas ao seu redor.
Por isso, lembre-se da aparência pessoal, do cuidado com a roupa, maquiagem, barba (no caso dos homens). Escolha uma roupa discreta e com a qual se sinta confortável durante a entrevista.
Relacionamento com o outro
O Marketing Pessoal também passa pelo modo como tratamos o outro.
De nada vale ser amável com superiores, empregadores ou clientes e ser ríspido com as outras pessoas. Outro ponto importante é a atenção que se dá às pessoas numa conversa. Ouça o que a pessoa está falando, olhe nos olhos, dê para a outra pessoa, qualquer que seja a mesma importância que daria a um presidente.
Lembre-se que no novo mercado de trabalho, o que as empresas estão mais valorizando é a capacidade de relacionar-se de forma positiva e amigável com os colegas de trabalho e, consequentemente, saber trabalhar em equipe.
Objetivo: projeto pessoal
Pesquisas e estudos demonstram que grande parte dos profissionais bem sucedidos e em ascensão, tem em comum um projeto pessoal e um plano de ação que norteiam sua carreira.
Um projeto pessoal é ter um objetivo que trace caminhos para realizá-lo, ter em mente aonde quer chegar.
Esta atitude impulsiona o profissional a crescer, a estar sempre se informando e a não se acomodar.
Os 15 pecados do candidato
Há muitos talentos que perdem a disputa pelas vagas na reta final.
Muitos candidatos põem tudo a perder com uma frase mal colocada, um simples descuido com a aparência ou por falar além do que lhe foi perguntado.
Citaremos os pecados que você jamais deve cometer durante uma entrevista:
1. Para manter a imagem é preciso cumprir os compromissos. Evite chegar atrasado.
2. Descuidar da aparência. Procure saber qual é o traje mais comum na empresa a qual você vai se candidatar.
3. Restrinja sua atuação ao território que você domina, para não dar vexame.
4. Sentar-se na cadeira da recepção como se estivesse no sofá de casa. Lembre-se de que os entrevistadores começam a avaliar o candidato antes mesmo de conversarem com ele.
5. Propor intimidade com o entrevistador.
6. Mentir. Alguns candidatos costumam dizer que ganham mais do que aquilo que realmente recebem ou acrescentam em seu currículo um curso que nunca fizeram.
7. Falar mal do ex- chefe ou da empresa e dizer-se injustiçado.
8. Alongar-se demais nas respostas e não ser objetivo. Procure um meio termo em suas participações. Não queira aparecer ou se esconder demais. Ouça com atenção tudo o que disserem e não interrompa uma pessoa que estiver falando.
9. Dizer que não conhece a empresa na qual você pretende trabalhar (dados mínimos: área de atuação, número de funcionários, o mercado em que ela atua).
10. Divulgar, durante a entrevista, dados confidenciais da empresa em que está atualmente. Seu ex-futuro chefe chegará à seguinte e óbvia conclusão: “Ele poderá fazer o mesmo com as informações da minha empresa”.
11. Elogiar exageradamente a si próprio. Cuidado com a exibição desnecessária de suas virtudes.
12. Falar de forma reticente sobre a família. Criticar a esposa ou o marido demonstra que você tem dificuldade em um dos aspectos básicos de sua vida.
13. Ir acompanhado para uma entrevista de seleção.
14. Declarar-se avesso à novidade.
15. Não demonstrar interesse pela oportunidade que está sendo oferecida.
Os dez mandamentos das relações humanas
1. FALE com as pessoas. Nada é tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”.
2. SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 42 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.
4. SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
5. SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer.
6. INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.
7. SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.
8. SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.
9. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
10. PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.
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