Preparação para o mercado de trabalho: Rede de relacionamentos

Preparação para o mercado de trabalho: Rede de relacionamentos
ADMINISTRACAO
Todos os momentos são certos para o Marketing Pessoal.

Quanto mais pessoas conhecermos, quanto mais circularmos, maiores as chances das oportunidades aparecerem.

Todos os contatos podem ser de uma maneira ou de outra, fontes de informação e meios de contatos. É aquela história de alguém que o conhece e que fala de você para um amigo. Ele precisa de alguém exatamente como você, e aí uma grande oportunidade aparece.

Como usar as palavras

O que você diz sobre si mesmo influencia a sua carreira. Na realidade, a maioria das pessoas fala muito pouco de si mesmas. Elas têm medo de que a julguem exibidas. Mas é de fundamental importância aprender a usar as palavras certas e a falar de nós mesmos.

Caso você não demonstre muita confiança ou conhecimento sobre a área em que quer ingressar, as pessoas não se mostrarão muito dispostas para ajudá-lo. Sua tarefa principal e de maior desafio é ajudar os outros a perceberem aquilo que você quer fazer, além das habilidades, da experiência e dos conhecimentos que você possui.

Deve já estar claro para você que em todo o processo de Marketing Pessoal, deverá ter algumas questões claras e objetivas.

1.
Onde você se encontra agora, as suas experiências anteriores e o que o tornou especial e bem sucedido no cargo que ocupa atualmente.

2.
Qual sua meta profissional.

3.
Quais habilidades e qualidades você levará consigo.

Descrição da experiência anterior

A descrição da sua experiência anterior consiste em um breve resumo dos cargos anteriormente ocupados ou do seu emprego atual. É apenas uma forma de permitir que as pessoas saibam onde esteve ou ainda está. Use aquela que for mais adequada. Caso o seu emprego atual for o que melhor espelha as habilidades exigidas para o cargo no qual está candidatando-se, fale sobre ele. Em outros casos, poderá ser melhor resumir experiências de trabalhos anteriores.

Apresentação pessoal

A imagem que você transmite é de enorme influência para as pessoas ao seu redor.
Por isso, lembre-se da aparência pessoal, do cuidado com a roupa, maquiagem, barba (no caso dos homens). Escolha uma roupa discreta e com a qual se sinta confortável durante a entrevista.

Relacionamento com o outro

O Marketing Pessoal também passa pelo modo como tratamos o outro.

De nada vale ser amável com superiores, empregadores ou clientes e ser ríspido com as outras pessoas. Outro ponto importante é a atenção que se dá às pessoas numa conversa. Ouça o que a pessoa está falando, olhe nos olhos, dê para a outra pessoa, qualquer que seja a mesma importância que daria a um presidente.

Lembre-se que no novo mercado de trabalho, o que as empresas estão mais valorizando é a capacidade de relacionar-se de forma positiva e amigável com os colegas de trabalho e, consequentemente, saber trabalhar em equipe.

Objetivo: projeto pessoal

Pesquisas e estudos demonstram que grande parte dos profissionais bem sucedidos e em ascensão, tem em comum um projeto pessoal e um plano de ação que norteiam sua carreira.

Um projeto pessoal é ter um objetivo que trace caminhos para realizá-lo, ter em mente aonde quer chegar.

Esta atitude impulsiona o profissional a crescer, a estar sempre se informando e a não se acomodar.

Os 15 pecados do candidato

Há muitos talentos que perdem a disputa pelas vagas na reta final.

Muitos candidatos põem tudo a perder com uma frase mal colocada, um simples descuido com a aparência ou por falar além do que lhe foi perguntado.

Citaremos os pecados que você jamais deve cometer durante uma entrevista:

1.
Para manter a imagem é preciso cumprir os compromissos. Evite chegar atrasado.

2.
Descuidar da aparência. Procure saber qual é o traje mais comum na empresa a qual você vai se candidatar.

3.
Restrinja sua atuação ao território que você domina, para não dar vexame.

4.
Sentar-se na cadeira da recepção como se estivesse no sofá de casa. Lembre-se de que os entrevistadores começam a avaliar o candidato antes mesmo de conversarem com ele.

5.
Propor intimidade com o entrevistador.

6. Mentir. Alguns candidatos costumam dizer que ganham mais do que aquilo que realmente recebem ou acrescentam em seu currículo um curso que nunca fizeram.

7.
Falar mal do ex- chefe ou da empresa e dizer-se injustiçado.

8. Alongar-se demais nas respostas e não ser objetivo. Procure um meio termo em suas participações. Não queira aparecer ou se esconder demais. Ouça com atenção tudo o que disserem e não interrompa uma pessoa que estiver falando.

9. Dizer que não conhece a empresa na qual você pretende trabalhar (dados mínimos: área de atuação, número de funcionários, o mercado em que ela atua).

10.
Divulgar, durante a entrevista, dados confidenciais da empresa em que está atualmente. Seu ex-futuro chefe chegará à seguinte e óbvia conclusão: “Ele poderá fazer o mesmo com as informações da minha empresa”.

11.
Elogiar exageradamente a si próprio. Cuidado com a exibição desnecessária de suas virtudes.

12. Falar de forma reticente sobre a família. Criticar a esposa ou o marido demonstra que você tem dificuldade em um dos aspectos básicos de sua vida.

13. Ir acompanhado para uma entrevista de seleção.

14.
Declarar-se avesso à novidade.

15
. Não demonstrar interesse pela oportunidade que está sendo oferecida.

Os dez mandamentos das relações humanas

1. FALE com as pessoas. Nada é tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”.

2.
SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 42 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.

3.
CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.

4.
SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.

5.
SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer.

6.
INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.

7.
SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.

8.
SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.

9.
PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.

10.
PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.

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