Plano Bresser

Plano Bresser
ADMINISTRACAO
O Plano Bresser foi elaborado no primeiro semestre de 1987 pelo então ministro Luis Carlos Bresser Pereira. Tinha como objetivo debelar o processo inflacionário. Tal plano incorporava as características positivas do Plano Cruzado. Este novo choque era fundamentalmente heterodoxo, mas incorporava alguns elementos ortodoxos. Neste período, o contexto econômico era inflacionário, chegando a 27% no mês de maio de 1987. Uma característica deste período foi que não ocorreu um planejamento de descongelamento.

As Principais Medidas Impostas pelo Plano Bresser
Dentre as principais medidas adotadas com o Plano Bresser, destacam-se:

• Congelamento geral de preços e salários por um prazo de 90 dias. Após esta primeira fase, o plano previa uma fase de flexibilização de preços, com reajustes mensais de preços salários, a fim de corrigir eventuais desequilíbrios herdados na fase anterior, após os ajustes da fase de flexibilização.

• O plano estabelecia a liberação dos preços, estabelecendo um novo indexador, a URP (Unidade de Referência de Preços), que reajustaria os salários e determinaria os tetos para os reajustes de preços.

• O grande objetivo era se adotar uma política monetária e fiscal rigorosa, com a intenção de reduzir o déficit público e impedir um crescimento explosivo da demanda como acontecera durante os primeiros meses do Plano Cruzado.

Constata-se que o Plano Bresser, ao contrário do Plano Cruzado, encontrou a economia já em processo de desaceleração e procurou conservar este estado por intermédio de uma redução dos salários reais, assim como de uma manutenção em níveis elevados das taxas de juros e de uma ascensão da taxa cambial. O controle de preços foi feito em três partes:

1º Congelamento de três meses;

2º Flexibilidade de preços em três meses ou preços administrados;

3º Política liberal, por meio da tablita de indexação adiantada à inflação. Com isso, não houve reforma monetária, não se preocupava com a inflação zero. O objetivo era só estabilizar.

Observações Teóricas do Plano Bresser
Algumas observações são essenciais com o intuito de esclarecer o alcance dos resultados do Plano Bresser.

• Em primeiro lugar, o plano de medidas foi um prévio aviso do congelamento de preços.

• Segundo, aumentaram as taxas de juros esperando uma queda da inflação;

• Terceiro, a economia encontrava-se em plena capacidade, então o PNB Real igualava-se ao PNB Potencial.

Era possível observar que existia uma inflação de demanda, um aquecimento da economia desde o Plano Cruzado. As empresas, então, ajustam preços com uma taxa de lucro adequada. Tornava-se importante levar em conta que a economia se encontrava oligopolizada. A inflação brasileira foi, então, uma combinação de inércia e expectativa.

O grande problema dos modelos inercialistas é que não consideram as relações interempresariais, somente analisam a relação salários/lucros. Não consideram, também, o mercado financeiro. Foi também sugerido nesta época, por Pedro Fonseca, a utilização do conceito de keynesianismo hidráulico, o qual se explica pela relação inversa entre uma diminuição do déficit do governo, reduzindo o pagamento de dívida pública, o qual amorteceria as taxas de juros e como consequência aumentaria o investimento.

Disso, segundo Mendonça, conclui-se que o déficit do governo era financeiro, isto é, operacional, diferente do déficit keynesiano. O mesmo autor afirma que na análise Bresser precisava-se de um enfoque de portfólio e de estoque da dívida. Um esquema de portfólio para o investimento do governo consiste na tentativa de diminuir o déficit fiscal, vendendo as empresas públicas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER