Pesquisar

O que são normas morais?

Conviver em sociedade nem sempre é fácil e as normas morais são regras de convivência social. Mesmo quando não são efetivamente cumpridas, elas são muito importantes e obedecem sempre a três princípios:

  • Auto-obrigação,
  • Universalidade,
  • Incondicionalidade.

O que são as regras morais?

As normas morais são regras de convivência social ou guias de ação, porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como o fazer. As normas morais obedecem sempre a três princípios. Primeiro que tudo é sempre caracterizado por uma auto-obrigação, ou seja, vale por si mesma independentemente do exterior, é essencial do ponto de vista de cada um. Também é universal, porque válida para toda a Humanidade, ninguém está fora dela e todos são abrangidos por ela.

Por último, as normas morais são também incondicionais, visto que não estão sujeitas a prêmios ou penalizações, são praticadas sem outra intenção, finalidade. Mesmo que não sejam cumpridas, as normas morais existem sempre, na medida em que o homem é um ser em sociedade e nas suas decisões tenta fazer o bem e não o mal.

E, por vezes, mesmo que as desrespeite, o homem reconhece sempre a sua importância e o poder que elas têm sobre ele.

O que é a ética?

Algumas características da ética são:

  • Reflexão filosófica sobre a moral
  • Procura justificar a moral
  • O seu objeto é o que guia a ação
  • O objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana

Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muito distintas, pois assim determina Vasquez (1998), ao citar Moral como um:

“Sistema de normas, princípios e valores segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”. (VASQUEZ, 1998).

A aplicação dos conceitos na sociedade

A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedades e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões.

A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral.

Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta em nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade.

Porque estudar ética?

O objeto de estudo da ética é, portanto, o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as máximas, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas ações. A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes.

No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei, apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria é feita tendo em conta normas morais.

Outra importante característica da moral (e está sim a difere da lei) é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo.

Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

Gostou desse conteúdo? Confira os cursos online disponíveis no Portal Educação e continue aprofundando os seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading