Fundamentos de Administração

Fundamentos de Administração
ADMINISTRACAO
Para fazer uma gestão financeira de qualidade é preciso conhecer claramente conceitos administrativos, seus fundamentos e principalmente características de administrador.

A administração é uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnicas e ferramentas. Em geral, ela tem a finalidade essencial de fazer acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades.

Há muito tempo as pessoas perceberam a necessidade de união para o alcance do que desejam, pois assim se torna mais fácil fazer o que deve ser feito, bem como também torna possível realizar coisas que sozinhas não conseguiriam. Desses agrupamentos com objetivos comuns surgiram as organizações modernas, e é principalmente nas organizações que a administração é exercida auxiliando a gestão financeira.

Uma organização é um organismo composto de grupos de pessoas que se constituem de forma organizada para alcançar objetivos comuns. Pode ser conceituada, também, como uma ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

Toda organização funciona como um sistema, ou seja, necessita de entradas que serão processadas (trabalhadas) e irão gerar produtos/serviços como saídas. Os fornecedores garantem as entradas, a organização, realizam o ciclo produtivo (transformacional) e os clientes são beneficiados pelas saídas.Toda organização é dividida em áreas funcionais e são estas áreas que devem ser administradas.

As principais áreas da administração nas organizações são: marketing, produção/logística, financeira e recursos humanos. Neste curso trataremos da área financeira, visando um detalhamento maior sobre a gestão financeira e como os fundamentos administrativos nos auxiliam; a área financeira será analisada sob o aspecto administrativo.

A área financeira trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações. As finanças correspondem ao conjunto de recursos disponíveis que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro.

Ao analisar, veremos que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle de recursos para compras e contratações, tal como consta no gerenciamento da empresa e suas respectivas áreas, seja o marketing, produção, recursos humanos. A necessidade de gerenciamento das finanças ocorre em toda a organização seja no nível operacional, gerencial e/ou estratégico, pois envolvem dados e informações financeiras necessárias para a execução de atividades operacionais e tomadas de decisão em todos esses níveis.

A administração da área financeira é fundamental para controlar de forma mais eficaz, possível à concessão de crédito para clientes, o planejamento e análise de investimentos, e a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresaO objetivo é o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários e desperdícios, definindo melhores estratégias para a condução financeira da empresa.

O bom gerenciamento dessa área possibilita o funcionamento correto e sinérgico das outras áreas, garantindo a realização das atividades necessárias para o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, maximização dos investimentos e para a obtenção do lucro.

A ideia central é a viabilidade dos negócios que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento contínuo. É justamente por falta de planejamento e controle financeiro que muitas empresas quebram nos primeiros anos de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização.

A contabilidade possui um íntimo relacionamento de interdependência com a gestão financeira, mas é preciso esclarecer que a principal função da contabilidade é desenvolver e prover dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações, descrevendo as receitas e os gastos.

A administração financeira enfatiza os fluxos de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos (bens ou direitos de curto ou longo prazo) a fim de atingir as metas da empresa.

Portanto, no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício das atividades financeiras e contábeis, a gestão financeira depende da contabilidade e vice-versa.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos diversos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS