Formação de equipes

ADMINISTRACAO
O grande diferencial das organizações, que as torna lucrativas e de sucesso, está na equipe pertencente a ela.

A formação da equipe é uma tarefa complicada para o líder, é uma missão cercada de responsabilidades, porque garante o sucesso ou o insucesso da empresa.

Inicialmente o líder tende a manter o controle da situação, mas no decorrer dos dias, com o acúmulo do trabalho, é fundamental que ele precise de uma equipe, de outros profissionais, outros talentos, novas personalidades.

Delegar tarefas não é uma atividade muito simples e exige um pouco de habilidade e conhecimento por parte do líder.

Formar uma equipe de profissionais exige o dobro de habilidade e o triplo em conhecimento, em especial na área de recursos humanos.

Lidar com pessoas, mediar conflitos, gerenciá-las é um processo árduo, mas extremamente necessário.

O líder precisa estar “antenado” em cada comportamento, para verificar quais os melhores profissionais para fazer parte da sua equipe.

E ainda, fazer uma análise de talentos, para que cada pessoa se responsabilize pela atividade que mais conhece ou mais tenha habilidade para executar.

Matrizes de responsabilidades
A matriz de responsabilidades é utilizada como instrumento para implantação da estrutura matricial, apoiando a divisão do trabalho.

Antes da formação da equipe é necessário que algumas perguntas sejam feitas e respondidas.

Como deverá ser feita a divisão do trabalho e a distribuição de responsabilidades?

Como fazer essa divisão de modo que não se perca o foco dos objetivos da empresa?

Como explicar de maneira fácil e compreensível essa divisão?

Quem sabe fazer o que?

Qual experiência cada colaborador possui e onde melhor ele se encaixa?

As respostas dessas perguntas formarão a matriz de responsabilidades que ajudará o líder a dividir corretamente as atividades entre os colaboradores de forma que todos compreendam suas funções, obrigações e responsabilidades.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS

;