Ética profissional: Sigilo das informações

Ética profissional: Sigilo das informações
ADMINISTRACAO
Um dos aspectos que mais preocupa as organizações é a ética ao gerenciar dados organizacionais e empresariais. Muitas informações que o profissional de contas a pagar terá acesso são sigilosas.


Segundo o código de ética do Administrador, no seu capítulo I, art. 1°, inc. II, um dos deveres é: “manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional;”


Mas o que é segredo ou sigilo Profissional?
Trata-se de manter em segredo toda a informação que seja valiosa para a empresa e seus colaboradores, cuja responsabilidade recaia sobre o profissional responsável pelas informações.


Não manter estas informações em sigilo, poderá representar um delito. Juridicamente falando, para ser considerado quebra de sigilo estas informações devem ter sido obtida através da função ou ofício que a pessoa possui.


Prevê o art. 154 do Código Penal: “revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a alguém”. A pena cominada é detenção, de três meses a um ano, ou multa.


O profissional que tem uma postura ética tem o dever de guardar toda a informação que pode afetar a empresa ou aos colegas de trabalho. É comum haver situações constrangedoras entre colegas por fofocas e comentários inadequados.


O profissional que é ético reconhece que lhe foi dado um voto de confiança, e este tem acesso a muitos dados que caso sejam descobertos pela concorrência ou pelas pessoas erradas, podem frustrar o projeto da empresa e até mesmo levar ao fracasso de todas as pessoas envolvidas.


É algo totalmente antiético um ex-funcionário revelar, por exemplo, o know-how (fórmula secreta, informações, tecnologias, etc..) da empresa. Muitas escolhas que faremos na nossa vida profissional refletirão para bem ou para mal. As oportunidades para deixarmos de ser éticos surgirão e, conforme a postura que tivermos, poderemos ir rumo ao sucesso ou ao fracasso profissional.


Basta somente um pequeno deslize para que nossa imagem profissional seja manchada. Um exemplo disto é o caso do ex-diretor da Volkswagen que foi acusado pela GM, onde trabalhou anteriormente, por fraude e furto de documentos. Alguém com uma carreira brilhante que cometeu um pequeno erro, manchando toda sua carreira.

Colunista Portal - Finanças E Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER