Elementos do composto de marketing

Elementos do composto de marketing
ADMINISTRACAO
O marketing é composto por uma série de elementos que auxiliam na sua execução e são ferramentas importantes para que se possam definir as estratégias de ação, com vistas a alcançar os objetivos empresariais.


O marketing utiliza-se entre outras ferramentas, do chamado composto de marketing, ou “4Ps”, que oferecem uma análise muito grande da atuação do marketing no alcance dos objetivos empresariais.


Assim, o “mix de marketing” ou composto de marketing é entendido como:

• produto –
nesse ponto a empresa necessita entender e analisar as diversas características do seu produto, como, por exemplo, as características físicas, embalagem, tamanho, qualidade, mercado que atua, classe social em que o produto é consumido, entre outros fatores.

• preço – aqui a empresa necessita estudar como são as suas estratégias de precificação, ou seja, como é formado o preço de venda de seus produtos, além de outros detalhes como, a forma de pagamento, as condições de crédito e financiamento para o cliente, etc.

• promoção – aqui estão relacionadas todas as ações e estratégias para que os produtos da empresa, bem como as suas marcas e a imagem da mesma sejam comunicados ao mercado, como forma de divulgar as suas ações no mercado que atua, e também, expor para a maior parte de consumidores possíveis os seus produtos. Nesse ponto é que está o uso da propaganda, seja na televisão, internet, merchandising, entre outros;

• praça – aqui são determinadas todas as ações e estratégias que afetam o ponto de venda, ou o local que comercializa os produtos da empresa diretamente com o consumidor. Nessa ação entram detalhes importantes, como a arrumação dos produtos, a imagem do local, a organização, limpeza, cores, bem como a disponibilidade dos produtos, condições de estoque e prazos de entrega, entre diversos fatores.

Porém, a estrutura do mix de marketing, ou composto de marketing é determinado segundo o olhar estratégico da organização esportiva, pois é a mesma que define essas ações e seus resultados. No entanto, a visão do cliente é diferente das propostas pela organização esportiva.


Assim sendo, surgem os chamados “4Cs”, que são os integrantes do composto de marketing sob o olhar do cliente. Dessa maneira, o primeiro item do composto dos “4Ps”, o produto, para o cliente assume a característica de uma possível solução, ou seja, o cliente possui uma necessidade que necessita ser solucionada e a solução para essa necessidade será o produto que a empresa, e seus concorrentes, oferecem ao mercado.


O item “Preço” surge para o cliente como “Custo”, ou seja, é o gasto que o cliente terá que desembolsar em dinheiro para ter o produto. Assim, o cliente sempre verá o preço de um produto/serviço como sendo um custo para si, pois necessita desembolsar dinheiro, tirar dinheiro de seu poder e transferir para a empresa para poder ter o produto.


O item “Promoção” entra para o cliente como sendo a “Comunicação” entre a empresa e ele, e dependendo de como essa comunicação é feita, e as suas consequências, é que o cliente irá escolher tal empresa e seus produtos. Por fim, o componente “Praça” é visto pelo cliente como a “Conveniência” adequada para a utilização de tal produto ou serviço.

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