Definição de Objetivos e Estratégia

Definição de Objetivos e Estratégia
ADMINISTRACAO

Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve-se identificar aonde a empresa quer chegar.

A definição dos objetivos é conseqüência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir.

A estratégia será delineada a partir da definição destes objetivos, e no curso vamos identificar uma série de estratégias, e sua aplicação para as organizações.

Formulação das Estratégias

Após analisar o ambiente externo e a disponibilidade de recursos internos, já se tem as informações necessárias para formular as estratégias da organização. O principal aspecto da definição de estratégias envolve o estabelecimento de cursos de ação para se abordar essas questões.

Para Maximiano (2005), os planos estratégicos podem possuir diferentes graus de formalidade, abrangência, periodicidade de preparação, e vários outros atributos.

O mesmo autor continua, dizendo que o plano estratégico "define a relação pretendida da organização com seu ambiente, levando em conta suas competências e recursos".
       

Definição do Negócio

A definição do negócio de uma organização é a definição de quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes.

Maximiano (2005) afirma que o moderno pensamento estratégico trabalha com a idéia de missão, e afirma que a missão de uma organização define o papel que esta desempenha para seus clientes e outras partes interessadas.

Bateman (2000) afirma que o primeiro passo no planejamento estratégico é a determinação da visão, que ele chama da razão básica da existência de uma organização.


Objetivos Estratégicos

Os objetivos são os resultados que a organização pretende atingir. Algumas empresas utilizam os objetivos como base de seu planejamento estratégico, para depois pensar nas estratégias específicas.

Estes objetivos podem ser enunciados como alvos bastante precisos que focalizam indicadores de desempenho que permitam medir os resultados de determinada organização.
       

No processo de definição dos objetivos, é importante que sejam criados critérios quantificáveis (fatia de mercado, faturamento total, número de clientes), que possam depois ser medidos por indicadores, pois assim os resultados podem ser avaliados na etapa de controle.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER