Todas essas mortes de pinguins são indícios de crime ambiental
A costa marítima do Rio Grande do Sul tem apresentado recentemente pinguins sujos de óleo, uns debilitados e outros mortos. Pesquisadores e membros do Comando Ambiental da Brigada Militar, em menos de uma semana, contaram mais de 75 pinguins mortos. Foram retirados 84 animais ainda vivos e sujos para serem recuperados.
O professor de Zoologia da UFRGS e membro do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos), Ignácio Moreno, explica que há pinguins que morrem no próprio mar e nem chegam a aparecer na praia.
Nesta época do ano há uma constante migração das aves marinhas e esse fenômeno chega a preocupar, pois as aves da Patagônia vêm à costa gaúcha em busca de alimento e calor. Todas essas mortes de pinguins são indícios de um crime ambiental.
Vale ressaltar que os animais estão sendo cuidados na sede do Ceclimar, em Tramandaí e também no Cram, em Rio Grande. Todo o tratamento para retirar o óleo dos animais é de difícil remoção, pois o óleo cola nas penas do pinguim e isso faz com que o processo dure cerca de 60 dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação
TAGS: pinguins, mortes, óleo, mar