(1)
(20)
25 de novembro de 2010
Espécie integrante da família Characidae.
Espécie integrante da família Characidae. Vivie em cardumes e possui uma alimentaçăo preferencialmente vegetal, baseada em flores, frutos e sementes, sendo rara a ingestăo de pequenos animais, como outros peixes, insetos e também crustáceos. Habita preferencialmente os rios da bacia do rio Paraguai, preferencialmente locais de águas cristalinas como na regiăo da Serra da Bodoquena.
Com base em Britski et al. (2007) apresenta as seguintes características morfológicas: altura variando de 2,6 a 3,3 e cabeça 3,8 a 4,7 no comprimento; olho 4 a 5,8, focinho 2,5 a 3,1 e interorbital 1,8 a 2,1 na cabeça; olho 2 a 3,2 no interorbital; altura do pedúnculo caudal 2,7 a 3,3 na altura do corpo. Linha lateral com 68 a 82 escamas; linha transversal com 13 a 16,5 acima e 7 a 9 escamas abaixo. Anal com 25 a 32 raios. Dentário com 8 a 16 dentes na série externa e 10 a 16 na série interna. Escamas do dorso, escuras nas bordas, claras no centro, uma mancha umeral escura arredondada; uma faixa escura, larga, iniciando-se no meio do pedúnculo caudal e terminando na ponta dos raios caudais medianos. Em vida, possui corpo amarelado, nadadeira caudal vermelha e nadadeira peitoral ventral e anal alaranjadas. Comprimento de até 400 mm.
Autores: Carlos Rodrigo Lehn (crlehn@gmail.com), Danielle Andrade (danielle@portaleducacacao.com.br).
Bibliografia
Britski, H. A.; Keve, Z. S. Silimon; Lopes, B. S. Peixes do Pantanal: Manual de Identificaçăo. Editora Embrapa, 2Ş ediçăo. 229p.
Comentários
(1)
(20)