Receba as principais notícias da sua área
Você passará a receber as 10 principais notícias mais lidas e comentadas da semana. Atualize-se em sua área!
Conheça a política de privacidade »
(1)
(8)
(10)
(6)
(11)
19 de novembro de 2009
Alimento funcional é a denominação dada a todo alimento ou ingrediente que, além de possuir as funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos á saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão profissional.
Os alimentos funcionais também são chamados de nutracêuticos, alimentos nutricionais, alimentos hipernutricionais, alimentos terapêuticos, alimentos para longevidade, fitoalimentos (Marins de Sá, 2003).
Dentre essas nomenclaturas, as mais utilizadas e aceitas atualmente, na nutrição humana são: alimentos funcionais e nutracêuticos., embora o termo “alimento funcional” seja mais adequado por se referir ao alimento que é “especial” para a saúde, sem ter a conotação de
medicamento. Os nutricionistas humanos também fazem questão de deixar claro que o termo “nutracêutico”, comumente usado como sinônimo de alimentos funcionais é inadequado. A palavra, adotada inicialmente nos Estados Unidos, não foi aprovada por cientistas e consumidores por sua semelhança com a palavra “farmacêutico” e a automática associação com remédios. De maneira geral, os alimentos funcionais são vistos como promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.
Os alimentos podem ser formulados ou modificados pela adição de fitoquímicos, peptídeos ativos, oligossacarídeos, ácidos graxos poliinsaturados, agentes pré e probióticos e tornarem-se assim alimentos funcionais.
Assim, a nutrição de cães e gatos tem se norteado, igualmente, à nutrição humana, à incorporação de substâncias funcionais aos alimentos para estes animais. Um grande número de pesquisas tem sido desenvolvido para avaliar os efeitos das fibras, incluindo-se os prebióticos, os probióticos, os antioxidantes naturais, a L-carnitina, a glucosamina e a condroitina, os ácidos graxos poliinsaturados e os minerais quelatados, detalhados na seqüência.
Autores: Flávia M. de Oliveira Borges, Rosana M. Salgarello, Tatiane M. Gurian
Comentários
Receba as principais notícias da sua área
Você passará a receber as 10 principais notícias mais lidas e comentadas da semana. Atualize-se em sua área!
Conheça a política de privacidade »
(1)
(8)
(10)
(6)
(11)