CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pós-operatório de Cães e Gatos

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 30 de março de 2009

Tamanho do texto: A A

O trauma cirúrgico, a administração de anestésicos depressores dos sistemas cardiorrespiratório e a hipotermia, são apenas alguns exemplos, dentre vários, que revelam a importância de se manter o animal em observação sob cuidados no pós-operatório. Todo profissional da área veterinária deve ter em mente que a atenção com o animal não termina quando a cirurgia acaba. Muitas vezes, são cuidados especiais que determinam o resultado definitivo do procedimento, em alguns casos, podem determinar se o paciente vai sobreviver ou não.

Os cuidados devem permanecer durante todo pós-operatório do animal, da mesma forma que há uma atenção especial durante o trans-operatório. Mesmo que isso possa significar vários dias de observação em casos de pacientes críticos, pois qualquer descuido pode significar complicações, às vezes, irreversíveis.

Em uma avaliação contínua, até o momento da alta médica, dificilmente ocorrerá comprometimento do paciente, exceto quando há uma doença grave concomitantemente. Nesse caso, complicações podem ser esperadas e, por isso, a atenção deve ser redobrada.
Todo problema, por menor que seja sua gravidade, é mais facilmente resolvido quando diagnosticado precocemente. Essa é mais uma razão pela qual todo profissional da área da saúde animal deve estar atento ao seu paciente no momento em que a cirurgia termina. Mesmo que uma complicação seja inevitável, ela é mais eficientemente tratada quando diagnosticada rapidamente e, nesse caso, melhor será a recuperação e o prognóstico do animal.

A medicina preventiva é aquela que se cuida para evitar a doença. Ela deve ser colocada em prática no dia-a-dia em vez da medicina curativa, que espera a doença se instalar no organismo para que inicie os cuidados com o animal. Cuidados clínicos no pós-operatório são medidas simples de medicina preventiva que até pouco tempo era pouco utilizada pelos profissionais. Hoje, o conceito de prevenção está em alta, além de garantir a vida do animal, garante o sucesso do veterinário.

Texto retirado do curso Cuidados Clínicos no Pós-operatório de Cães e Gatos

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.