CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Farmacologia Veterinária

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 10 de junho de 2008

Tamanho do texto: A A

O Médico Veterinário pode prescrever medicamentos para uma grande variedade de espécies animais e, neste aspecto, a Farmacologia Veterinária se distingue da Farmacologia Humana. Já é bastaste conhecido que o efeito induzido por uma mesma dose (em mg/kg) de um dado medicamento pode variar bastante entre as espécies animais. Esta grande variação na resposta pode ser atribuída, freqüentemente, às características farmacocinéticas do medicamento dentro do organismo de cada espécie animal. Portanto, é importante que o Médico Veterinário tenha plena consciência de que a extrapolação de posologia de uma para outra espécie, pode resultar em conseqüências catastróficas. Por exemplo, a extrapolação de doses de medicamentos, considerando-se apenas o peso corporal, é totalmente desaconselhada, já que se sabe que espécies animais de pequeno porte, como o frango de corte, devido a sua alta taxa de biotransformação, necessitam, de maneira geral, de maiores doses por unidade de peso corporal. Assim, via de regra, a meiavida de uma substância que é biotransformada e eliminada pelo organismo decai, quando a taxa de biotransformação aumenta.

O conhecimento da farmacocinética é a maneira mais segura, e de menor custo, para responder aos questionamentos relativos à posologia (dose, freqüência e via de administração e duração do tratamento), influência da dieta quando da administração por via oral, adaptação da posologia frente a certas patologias que acometem o animal etc. [veja mais]

Silvana Lima Gorniak; Helenice de Souza Spinosa . Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária . setembro/dezembro. ano 2003. vol.9. no. 30. ISSN 1517-6959.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.