(1)
(20)
28 de fevereiro de 2008
Apicultura - Apiário -
As abelhas tropicais resistiram à catástrofe que acabou com cerca de 70% dos seres vivos do planeta, há 65 milhões de anos. A teoria foi anunciada durante o encontro da Sociedade Geológica da América e partiu da observação de indivíduos da espécie Cretotrigona prisca, que ficaram presos em âmbar antes do famoso impacto de um asteróide no México, apontado como o gerador do longo e mortal inverno que acabou com os dinossauros, entre outras espécies.
A bióloga Jacqueline Kozisek, da Universidade de New Orleans (EUA), foi quem constatou as semelhanças entre os exemplares antigos e os seus parentes modernos.
A análise levantou dúvidas quanto à própria catástrofe. Como as abelhas passariam tantos anos sem flores, resistindo ao frio e à escuridão? “Eu não estou questionando a queda do meteóro”, afirma Kozisek. “O impacto realmente aconteceu, mas pode ter tido efeitos menores do que se pensava”.
A ficha do bicho:
Nome científico: Cretotrigona prisca
Classificação: Inseto pertencente à ordem dos himenópteros, da qual também fazem parte formigas e vespas. Há mais de 20 mil espécies de abelhas.
Hábitat e alimentação: as abelhas são encontradas em qualquer ambiente onde exista néctar e o pólen das flores. Tamanho: o comprimento das abelhas sociais varia de 0,4 cm a 1,8 cm. As solitárias são as maiores e raramente ultrapassam 3,75 cm.
Curiosidades:
- Apenas um quarto das espécies são as chamadas “sóciais” vivem em grandes colônias e seus ninhos são chamados de colméias. As demais compõem o grupo das
solitárias, que constroem seu ninho em ocos de árvores ou embaixo da terra.
- Das abelhas sociais, a Apis mellífera é a espécie mais utilizada no produção comercial de mel. Elas se organizam em três classes: as operárias, responsáveis por carregar o néctar e o pólen das flores para dentro da colméia; a rainha, a única reprodutora do grupo; e o zangão, cuja missão e fecundar a rainha.
- A apicultura já era praticada no Egíto em 2600 a.C.
Fonte: Revista Terra
Conheça e faça o melhor curso de Apicultura realizado à distância
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/cursos_detalhes.asp?id=124
Comentários
(1)
(20)