artigo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 - 12:10

Tamanho do texto: A A

Anticoagulantes

por: Colunista Portal - Educação

Nas coletas a vácuo, utilizam-se tubos próprios que já contém o anticoagulante
Nas coletas a vácuo, utilizam-se tubos próprios que já contém o anticoagulante
Nas coletas de sangue sem vácuo, que exigem a manutenção do sangue na condição líquida, o tubo deve conter previamente o anticoagulante. Assim, após a transferência do sangue para o tubo, este deve ser delicadamente misturado ao anticoagulante através da inversão do tubo.

Nas coletas a vácuo, utilizam-se tubos próprios que já contém o anticoagulante, devendo-se atentar apenas ao tipo de anticoagulante contido e o destino da amostra. Há diversos anticoagulantes sanguíneos, sendo que cada um possui indicações e contraindicações.

O EDTA, cuja sigla significa ácido etileno diamino tetra cético, realiza o sequestro de cálcio impedindo a coagulação sanguínea; este anticoagulante tem a vantagem de não alterar nem o tamanho nem a coloração das células sanguíneas, possibilitando estabilidade aos elementos celulares, conservando as amostras de sangue por até 8 dias sem hemólise evidente. A contagem dos eritrócitos, leucócitos ou reticulócitos, a dosagem de hemoglobina e o hematócrito não mostram variações por até 48 horas em sangues coletados com EDTA mantidos sob refrigeração.

A hemossedimentação (praticamente não utilizada em Medicina Veterinária) e os esfregaços podem ser feitos com sangue mantido até 3 horas à temperatura ambiente (6 horas de acordo com alguns autores) ou 24 horas refrigerado. Mas o ideal é que se faça o esfregaço no máximo uma hora após a coleta. Portanto, este é o anticoagulante preferido para hemogramas, e também é utilizado na classificação e tipagem sanguínea (especialmente em humanos) e determinações bioquímicas onde é empregado plasma (exceto sódio e potássio, que são componentes da fórmula do EDTA, e cálcio, que é sequestrado com a sua utilização).

A heparina impede a conversão da protrombina em trombina e mantém o sangue efetivo por 10 a 12 horas, porém uma de suas desvantagens é o custo, mais caro que o EDTA. A heparina pode ser usada para as contagens de eritrócitos, mas não é recomendada para leucócitos, pois interfere sobre eles causando sua agregação, alterando sua morfologia e dificultando sua contagem. Este anticoagulante não é recomendado para testes de coagulação devido ao seu mecanismo.

O citrato de sódio 3,8% não é utilizado para hemogramas, pois provoca deformação morfológica das células sanguíneas. Os outros anticoagulantes são utilizados com outros fins, que não a realização de hemogramas, entre eles estão o fluoreto de sódio, oxalato de cálcio, oxalato de potássio, oxalato de amônia, entre outros.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Veterinária