CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Cuidados com a amamentação artificial de filhotes

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Tamanho do texto: A A

Cuidar dos filhotes recém-nascidos sem o leite materno não é tarefa fácil. Isso porque precisam ser alimentados a cada 15 minutos no primeiro dia, inclusive à noite. É assim que eles fazem com a mãe.

Embora o aparelho digestivo de um cãozinho recém-nascido esteja preparado para receber apenas pequenas porções de leite por vez, vale lembrar que ele precisa de uma quantidade grande pelo fato de se desenvolver muito rapidamente nesta fase. Muitos até dobram de tamanho numa semana. Por isso, os filhotes devem receber pequenas quantidades do leite artificial a cada 15 ou no máximo 30 minutos.

Após 2 ou 3 dias já é possível espaçar um pouco mais os intervalos entre as mamadas, mas ainda é preciso amamentá-los à noite. Pode-se aumentar o intervalo para 30 minutos e depois para uma hora. Somente após 7 dias de vida é que se pode deixar de fornecer o leite à noite e usar intervalos de 2 horas durante o dia. É importante que a quantidade de leite fornecida seja aumentada aos poucos, à medida que se ampliam os intervalos entre as mamadas.

Os filhotes só começam a comer sozinhos após 15 dias de vida, embora ainda precisem da ajuda da mamadeira em pelo menos duas refeições. Nesta fase, o ideal é fornecer a “papinha desmame” encontrada em pet shops. Após 20 dias, finalmente, eles começam a se alimentar definitivamente sem o uso da mamadeira, podendo se introduzir a ração que, num primeiro momento, deve ser umedecida com água morna. Apenas quando os dentinhos já estiverem bem desenvolvidos é que se deve fornecer a ração seca. Nas raças maiores os dentes tendem a aparecer mais cedo. Nestes casos, não é necessário acrescentar água morna à ração.

Como se vê, amamentar artificialmente os filhotes recém-nascidos é muito difícil. Quando se tem um número maior de pessoas para ajudar, principalmente à noite, tudo fica um pouco mais fácil. Por isso, deve-se correr atrás de ajuda, pois vale a pena ver o resultado dos lindos filhotes após 20 dias. Aqueles que sobrevivem (infelizmente, nestes casos, muitos não resistem) ficam fortes e se tornam adultos lindos e saudáveis. Vendo os filhotes brincarem vem sempre aquela sensação de dever cumprido e de que valeram todas as noites em claro para amamentá-los nos seus primeiros dias de vida.

Não se esqueça: Quando possível, é interessante que os filhotes recebam pelo menos o colostro da mãe (pode-se ordenhá-la) ou de outra cadela que tenha parido no mesmo dia. O colostro possui anticorpos que protegem os filhotes contra muitas doenças. Por isso, é tão importante e vale a pena tentar consegui-lo.

Fonte: Reines

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.