Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Notícias de Psicologia


Ocorrência psiquiátrica materna no período de 30 dias pós-parto é fator preditor para transtorno afe

O parto tem uma influência importante no início e curso do transtorno afetivo bipolar


20 de dezembro de 2011


definir tamanho aA aA


No período de trinta dias após o parto, o risco têm aumentado de desenvolver transtorno bipolar

No período de trinta dias após o parto, o risco têm aumentado de desenvolver transtorno bipolar

Mães recentes que experienciam algum distúrbio psiquiátrico dentro do período de trinta dias após o parto, têm um risco aumentando de desenvolver transtorno afetivo bipolar, de acordo com novo estudo publicado on-line na revista Archives of General Psychiatry.


Os pesquisadores examinaram dados de mais de 120 mil mulheres dinamarquesas nascidas entre 1950 e 1991 que receberam pela primeira vez um tratamento psiquiátrico, ou em um ambulatório ou em regime de internamento para qualquer tipo de transtorno psiquiátrico que não fosse o transtorno bipolar. Dessas mulheres, 2.870 tiveram contato pela primeira vez com um tratamento psiquiátrico dentro de um ano após dar à luz ao seu primeiro filho.


Durante o seguimento, mais de 3.000 das 120.000 mulheres foram diagnosticadas com transtorno bipolar. Quinze anos depois, o transtorno afetivo bipolar tinham sido diagnosticado em cerca de 14% das mulheres em que o contato inicial com tratamento psiquiátrico foi feito em até 30 dias após o parto, em comparação com menos de 5% das mulheres que tiveram contato inicial de um mês a um ano após o parto e 4% delas que tiveram o contato inicial em um ano ou mais após o parto.


Vinte e dois anos mais tarde, o transtorno afetivo bipolar tinha sido diagnosticado em 19% das mulheres que tiveram contato inicial com tratamento psiquiátrico, no prazo de um mês após dar à luz, em comparação com 6,5% de mulheres que tiveram contato inicial, no prazo de um mês a um ano após o parto, e 5,4% daquelas com contato inicial de um ano ou mais após o parto.


"O parto tem uma influência importante no início e curso do transtorno afetivo bipolar, e os estudos têm demonstrado que os episódios de psicose pós-parto são muitas vezes considerados como melhores apresentações do transtorno afetivo bipolar que ocorrem em uma época de mudanças psicológicas e fisiológicas dramáticas”, escreveram os pesquisadores. "Também está claro, entretanto, que um elevado número de mulheres com o aparecimento de um distúrbio psiquiátrico no período pós-parto imediato não recebem um diagnóstico de transtorno bipolar."


"O presente estudo confirma a ligação bem estabelecida entre o parto e transtorno afetivo bipolar, e especificamente acrescenta a este campo de pesquisa, demonstrando que o contato inicial com tratamentos psiquiátricos nos primeiros 30 dias pós-parto predisseram significativamente a conversão para transtorno afetivo bipolar durante certo período de tempo", concluíram os autores.


Embora o estudo sugira uma associação entre os episódios psiquiátricos logo após o parto e o transtorno afetivo bipolar, ele não mostra relação de causa e efeito.

Fonte: news.psicologado.com


TAGS: parto, bipolar, psiquiátrica, mulheres, pesquisas

Comentários

Escolha sua área do conhecimento