Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Notícias de Psicologia


Meninas que ingerem bebidas alcoólicas podem ter falta de memória

O consumo deve ser maior que 1,5 litros de cerveja ou quatro taças de vinho para mulheres


19 de julho de 2011


definir tamanho aA aA


Jovens que bebiam tinham menos atividade em áreas do cérebro do que as que não bebiam

Jovens que bebiam tinham menos atividade em áreas do cérebro do que as que não bebiam

O álcool é um grande vilão da saúde e mais uma pesquisa enfatiza os prejuízos do consumo da bebida por parte dos adolescentes. Segundo pesquisas americanas, as meninas que ingerem grande quantidade de álcool de uma só vez podem danificar a parte do cérebro que controla a memória e a percepção espacial.

Ao que sugere o estudo, o cérebro humano, principalmente das adolescentes, é mais vulnerável aos danos causados pelo álcool porque se desenvolve mais cedo que os dos homens. Enfrentar problemas ao dirigir, jogar esportes com movimentos complexos, além de usar mapas para se guiar pode ser um desafio para as mulheres que bebem demais em um curto espaço de tempo.

Cerca de 95 adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, participaram de testes neuropsicológicos e de memória espacial. Das 40 pessoas, 27 eram do sexo masculino e 13 do sexo feminino e bebiam muito de uma só vez. A ingestão de bebida passava de 1,5 litros de cerveja ou quatro taças de vinho para mulheres ou mais de 2 litros de cerveja ou uma garrafa de vinho para os homens. Os testes se repetiram com 31 rapazes e 24 moças que não bebiam em grandes quantidades.

Os jovens que bebiam muito tinham menos atividade em várias áreas do cérebro do que as que não bebiam. De acordo com a autora do estudo, Susan Tapert, da Universidade da Califórnia, as diferenças na atividade cerebral dos jovens podem afetar negativamente outras funções, tais como pensamento lógico e capacidade de raciocínio.

Para a psicóloga, tutora do Portal Educação, Denise Marcon, é comum observarmos um aumento no consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes de ambos os sexos. “Porém, a pesquisa nos traz um dado importante: o quanto o álcool pode causar prejuízos para as meninas, causando até mesmo danos cerebrais. É preciso que os pais fiquem atentos ao comportamento de seus filhos e façam as orientações adequadas para evitar maiores complicações”, enfatiza a psicóloga, tutora do Portal Educação, Denise Marcon.

Fonte: Assessoria de Comunicação


TAGS: álcool, consumo, meninas, bebidas, memória

Comentários

Escolha sua área do conhecimento