Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Notícias de Psicologia


Nova Resolução do CFP respeita a igualdade de direitos e combate o preconceito

Profissionais de psicologia transexuais e travestis poderão usar o nome social na carteira de identidade profissional


4 de julho de 2011


definir tamanho aA aA


A Resolução permite a assinatura nos documentos resultantes do trabalho do psicólogo (a)

A Resolução permite a assinatura nos documentos resultantes do trabalho do psicólogo (a)

O Diário Oficial da União publicou recentemente a Resolução CFP nº 14/11, que permite que os profissionais da psicologia transexuais ou travestis usem o nome social na carteira de identidade, além de utilizar em documentos como laudos e relatórios.

A resolução permite a assinatura do nome social nos documentos resultantes do trabalho do psicólogo(a) ou mesmo nos instrumentos de sua divulgação, juntamente com nome e o número de registro do profissional.

“Essa, com certeza, é uma postura bastante ética do Conselho Federal de Psicologia com relação à igualdade de direitos e combate ao preconceito a estes profissionais que concluíram seus estudos e têm o direito de atuar em sua profissão com respeito e reconhecimento”, declara a psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon.

Antes de existir essa Resolução, vários psicólogos já haviam pedido a mudança de nome aos conselhos regionais e, na época, os pedidos foram negados. Hoje, o CFP reconhece a igualdade de direitos dos profissionais que são reconhecidos e denominados pela comunidade e as suas relações com a sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação


TAGS: resolução, psicólogo, profissional, CFP

Comentários

Escolha sua área do conhecimento