CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Conceito de psicologia organizacional

Artigo por Colunista Portal - Saúde - segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tamanho do texto: A A

O psicólogo ainda pode trabalhar na manutenção de um bom ambiente organizacional
O psicólogo ainda pode trabalhar na manutenção de um bom ambiente organizacional
No contexto empresarial atual, a necessidade de recrutar colaboradores que possuam o perfil da empresa tornou-se indispensável para o fortalecimento da empresa ou marca no mercado E para esse tipo de cenário surgiu a figura do psicólogo organizacional, que possui o conhecimento técnico e prático para identificar possíveis colaboradores que possam agregar valor à empresa.

As funções do psicólogo que trabalha na área organizacional podem variar de acordo com o seu setor, no caso do recrutamento e seleção, o psicólogo é responsável pela análise dos perfis psicológicos e comportamentais dos candidatos, repassam um parecer de aptidão para a área responsável, assim no processo de seleção pessoal, o psicólogo define se o candidato possui perfil para determinado cargo com base em suas capacidades. O psicólogo ainda pode trabalhar na manutenção de um bom ambiente organizacional.

Por trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa como o recursos humanos e departamento pessoal, o psicólogo organizacional tende a prestar consultoria para ambos os setores, como por exemplo, a análise de salários, estruturação de treinamentos, solucionar conflitos entre colaboradores, construir um modelo de monitoramento de desempenho, e a aplicação de testes psicológicos para colaboradores que necessitem de algum tipo de diagnóstico.

O profissional da área de psicologia organizacional deve valorizar acima de tudo o aspecto humano da organização, ou seja, elaborar políticas que visem otimizar o desempenho dos colaboradores, elaborar feedbacks sobre o comportamento dentro da organização e acima de tudo, estar sempre receptivo a conversa com colaboradores e gestores, mantendo assim a saúde no clima organizacional.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.