artigo

quarta-feira, 19 de junho de 2013 - 18:37

Tamanho do texto: A A

Grafologia: desvendando a personalidade através da grafia

por: Colunista Portal - Dia A Dia E Estética

A grafologia é uma dos métodos para se determinar a personalidade
A grafologia é uma dos métodos para se determinar a personalidade
A personalidade é o conjunto de características mais marcantes de um individuo, são essas características que determinam como e o que se sente, pensa e age. Existem vários métodos para se determinar a personalidade de uma pessoa, e a Grafologia é uma delas.

A grafologia se iniciou na Itália no século XVII, com médico Camilo Baldi que percebeu que os estados fisiológicos de seus pacientes refletiam no modo de escrever de cada um. A técnica da grafologia estuda como emoções individuais podem atuar na grafia. Para começar a avaliação é levada em consideração uma série de critérios como interrupções bruscas e torções na escrita, inclinações, força sobre o papel, formato e tamanho das letras e velocidade na escrita.

É impossível para os grafologistas identificarem a personalidade de uma pessoa observando apenas um aspecto da grafia, é preciso um estudo de como todos os aspectos trabalham em conjunto para definição da personalidade. Através da grafologia é possível detectar até mesmo doenças neurológicas. A grafologia também atua em áreas como a criminologia e Recursos humanos. Na criminologia é possível identificar características do suspeito se este deixou algum tipo de registro manuscrito. Na área de recursos humanos a grafologia é usada para avaliar candidatos em processos seletivos.

Confira agora algumas características da personalidade ligadas à grafia:

Tendências suicidas:
Assinatura com um risco voltando para o próprio nome, atravessando-o no meio.

Sexualidade:
O G é a letra que mais revela a sexualidade, o individuo que sexualmente mais ativo grafa a barriga do g mais ampla.

Fidelidade e confiança:
A inclinação excessiva para a esquerda, letras que voltam para a esquerda, quando normalmente deveriam ir para a direita e retoques excessivos na escrita são formas psicológicas de se esconder. Assinaturas e textos com letras do mesmo tipo são típicas de pessoas de confiança.

Ciúmes:
O ciumento cai no território da insegurança. Isto se reflete numa escrita estreita, inclinada para a direita e letras finais em clava à direita.

A assinatura: Pontos na assinatura indicam autoridade, assinaturas sublinhadas indicam que a pessoa se autovaloriza demais.

O nome: Quem dá mais ênfase ao primeiro nome demonstra que teve uma infância feliz. Uma pessoa que dá ênfase ao sobrenome é uma pessoa mais orgulhosa de si.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Psicologia