CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Autismo

Artigo por Amanda Caroline Adriano Silva - quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tamanho do texto: A A

O autismo é uma alteração no cérebro
O autismo é uma alteração no cérebro

O autismo é uma alteração no cérebro que compromete o desenvolvimento afetando o comportamento, compreensão, comunicação, fala e convívio social, pode ser diagnosticado logo nos primeiros três anos de vida. É um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) mais recorrente em meninos, os sintomas são variados manifestando-se de formas de diferentes em cada criança.

As características mais comuns em autistas são:

  • Dificuldade de relacionamento
  • Falta de contato visual
  • Comporta-se como se estivesse surdo
  • Fixação por objetos
  • Aparente resistência a dor
  • Acessos de raiva

As causas para o autismo foram descobertas, porém, há muitos estudos sobre as possíveis razões do transtorno. Não existe também tratamento adequado para os autistas, é necessário um trabalho para estimular a comunicação de forma verbal ou na linguagem de sinais.  É importante estabelecer uma relação com o mundo através da comunicação.

O fator genético é grande influenciador, em casais com filhos autistas a probabilidade de ter outro filho com autismo é maior. Existem tratamentos alternativos que envolvem psicólogos e a participação da família, que é essencial no processo de comunicação. O diagnóstico precoce auxilia no aconselhamento familiar e na prevenção do agravamento dos casos.

O diagnóstico é clínico através de observações do médico, não existem testes específicos para o autismo, porém o médico pode utilizar alguns métodos de avaliação para diagnosticar desordem cerebral. Medicamentos também podem ser usados no tratamento no controle da agressividade, irritabilidade, ansiedade, problemas de atenção e outros.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Amanda Caroline Adriano Silva

Estudante de Psicologia e estagiária na empresa Portal Educação.