artigo

sexta-feira, 22 de março de 2013 - 16:44

Tamanho do texto: A A

Interpretação dos sonhos

por: Colunista Portal - Educação

A Intepretação dos sonhos é considerada uma técnica importante
A Intepretação dos sonhos é considerada uma técnica importante
A Intepretação dos sonhos é considerada uma técnica importante que descreve como os sonhos ajudam a psique a ser proteger e satisfazer-se. Conforme a terminologia psicanalítica, o sonho é frequentemente empregado para designar sonho manifesto – pequenas recordações que a pessoa tem sobre o sonho. “Já os pensamentos e desejos inconscientes que ameaçam acordar o indivíduo são denominados conteúdo latente do sonho” (BRENNER, 1987, p. 162).

“As operações mentais inconscientes por meio das quais o conteúdo latente do sonho se transforma em sonho manifesto, damos o nome de elaboração do sonho” (BRENNER, 1987, p.162). O sonho é um produto da atividade do inconsciente e que tem um sentido intencional à tentativa de realização. Assim, o elemento revelado a partir de um sonho constituiu uma ferramenta para análise.

Estes fragmentos revelados a partir de um sonho podem ser úteis para o analista no que se refere à identificação das patologias humanas. Além, demonstrar os conteúdos mentais, pensamentos, traumas, experiências recalcadas ou reprimidas do indivíduo.

Na teoria freudiana, os conteúdos reprimidos no inconsciente se apresentam como um “rebus” a ser decifrado pelo analista, para tanto essas manifestações se dão através dos mecanismos de deslocamento e condensação.

Poderíamos enumerar uma lista de sonhos mais comuns. No entanto, nenhum sonho pode ser interpretado da mesma forma para duas pessoas diferentes, ainda que sejam sonhos relativamente iguais. É importante entender, que o ambiente, a cultura e a realidade de cada indivíduo exerce total influência nos sonhos.

Atribuir aqui um significado específico para um tipo de sonho é apenas uma forma de generalizar, tomando por base pontos em comum em relação a vários pacientes. Contudo, o resultado final pode conter interpretações das mais variadas segundo a realidade e ambiência de cada um.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Psicologia