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Treinamento da Autoconfiança

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

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Altos níveis de autoconfiança podem intensificar as emoções positivas
Altos níveis de autoconfiança podem intensificar as emoções positivas

A autoconfiança tem sido considerada um dos pontos-chave para o sucesso esportivo porque ativa emoções positivas, facilita a concentração, influencia os objetivos a alcançar, aumenta o esforço a despender, afeta as estratégias de jogo e o ímpeto psicológico (WEINBERG; GOULD, 2002; CRUZ; VIANA, 1996a).


Evidências científicas têm apontado que os atletas mais bem sucedidos creem firmemente em si mesmos e na sua capacidade de adquirir destrezas e competências que lhes permitam alcançar seu máximo potencial, enquanto que atletas menos seguros de si duvidam de que sejam competentes ou que tenham as capacidades necessárias para alcançar o êxito desejado (HARDY, 1996; WEINBERG; GOULD, 2002).


A autoconfiança tem sido definida como a crença de que você pode realizar com sucesso um comportamento desejado. Altos níveis de autoconfiança podem intensificar as emoções positivas, aumentar a concentração, estabelecer metas mais desafiadoras, aumentar o esforço e desenvolver estratégias competitivas efetivas.


As expectativas podem ter um efeito crítico sobre o desempenho. Esperar vencer ou esperar perder pode ter um impacto enorme sobre o desempenho em uma competição. As expectativas de técnicos ou professores também podem ter uma tremenda influência sobre o desempenho e o comportamento de alunos e atletas. Técnicos e professores têm demonstrado atitudes diferentes, dependendo de eles terem altas ou baixas expectativas sobre um jogador ou aluno (WEINBERG; GOULD, 1995).


Você pode avaliar a autoconfiança fazendo algumas perguntas-chave como: de que maneira você lida com a adversidade? Como você se recupera de um erro? Com que facilidade você perde a confiança? Você fica inseguro em situações de pressão? Você também pode medir a autoconfiança mais formalmente por meio de inventários psicológicos.


Um desses inventários pede que você se avalie como pouco confiante, superconfiante ou confiante em relação a diferentes aspectos de seu desempenho. As estratégias para aumentar a autoconfiança incluem agir com confiança, pensar com confiança, usar mentalização, estar em boas condições físicas e preparar-se mental e fisicamente para os desempenhos que virão (WEINBERG; GOULD, 1995).

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