artigo

quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 18:37

Tamanho do texto: A A

A Atuação do Psicólogo

por: Colunista Portal - Educação

Há poucas pesquisas sobre psicólogos nesse campo, o hospital
Há poucas pesquisas sobre psicólogos nesse campo, o hospital

A atuação do psicólogo em clínicas particulares, atendendo principalmente a uma classe socioeconômica mais favorecida, é uma prática estabelecida desde a regulamentação da profissão no Brasil em 1962, conforme afirma Yamamoto (1998).

Refletindo sobre a atuação do psicólogo nas unidades hospitalares, pode-se perceber que ainda encontram-se grandes dificuldades práticas, uma vez que o tempo de inserção desse profissional nessas instituições públicas de saúde é relativamente pequeno e consequentemente havendo um contingente reduzido de profissionais atuando na área.

Apesar de vir aumentando gradativamente, inexistem pesquisas mais sistemáticas sobre a atuação do psicólogo nesse campo específico de trabalho. Apesar disso, é possível observar uma série de problemas e insucessos em termos das práticas dos psicólogos, devido à falta de apoio como um todo e na valorização desse profissional, como um agente capaz de contribuir na promoção de saúde.

Campos (1992) complementa dizendo que o psicólogo tem um grande desafio pela frente, na medida em que implica na substituição do paradigma da clínica pelo da saúde pública e requer um novo modelo de atenção à saúde, bem como uma forma bastante dinâmica de fazer saúde, ou seja, os psicólogos hospitalares são, portanto, protagonistas e intérpretes de um processo universal de construção de um novo pensar e fazer em saúde, definidos pela abordagem holística inerente à Psicologia, na solução dos problemas mais relevantes da saúde contemporânea.

A partir dessa necessidade de expansão dos serviços de Psicologia, surge então a Psicologia da Saúde, descrita por Angerami-Camon (2000, p. 8) como "a prática de levar o indivíduo/paciente à busca do bem-estar físico, mental e social, englobando, assim, a performance de uma abordagem que teria de incluir a participação de outros profissionais da área".

É importante ressaltar que há grandes diferenças teóricas, práticas e estruturais que diferenciam a Psicologia da Saúde da Psicologia Hospitalar. Para abranger de forma satisfatória, ambas as áreas, será apresentada a Psicologia da Saúde enquanto um "subcampo" da Psicologia, já mundialmente reconhecido e a Psicologia Hospitalar como a prática do psicólogo que atua exclusivamente dentro do ambiente hospitalar.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Psicologia