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segunda-feira, 21 de maio de 2012 - 14:51

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A Formação Crítica do Coordenador

por: Colunista Portal - Educação

A ação do sujeito estimula sua vontade de aprender
A ação do sujeito estimula sua vontade de aprender
Em educação não podemos nos ater somente às experiências testadas em algumas comunidades escolares específicas como forma de estudar comportamentos, pois a sala de aula sofre influências muito mais avassaladoras do que as geradas em seu próprio meio, por exemplo, da política educacional, da sociedade barbarizada, da economia capitalista. Ou seja, toda sala de aula é um pequeno recorte da realidade da educação e da sociedade como um todo, e está composta de indivíduos que não foram selecionados para estarem juntos a fim de serem observados.

PERRENOUD (1997) afirma que é necessário que as práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar (seja do CoordPed ou dos docentes) se orientem por uma teoria mais realista, mais descritiva do que prescritiva, estando sempre atentas ao que acontece em volta, ao que está externo. Esse modo de repensar a escola a partir das práticas do CoordPed e dos professores a transforma em um espaço em que todos podem repensar seus saberes e fazeres a partir da análise e reflexão crítica do seu papel na sociedade.

O desenvolvimento do ser crítico e reflexivo só pode se concretizar a partir do momento em que a ele forem apresentados problemas, dificuldades que pode enfrentar a partir do momento em que estiver frente a frente com a realidade escolar, para que este profissional desenvolva uma forma própria de equacionar e lidar com seus problemas e com os que se apresentarem a ele nas diversas situações com as quais irá se confrontar.

Segundo SCHÖN (2000), a um profissional da educação compete se formar a partir da percepção de um “saber-fazer” que se aproxima da sensibilidade de um artista que se vê frente a situações inesperadas e que mescla seus conhecimentos técnicos à criatividade para a resolução de seus problemas. A reflexão sobre suas ações pedagógicas, processos e técnicas em que acredita e a observação sobre o que foi feito à luz de uma visão diferente da habitual, sob várias perspectivas de análise da ação, é que ajudam a determinar as ações futuras, a compreensão de futuros problemas e suas resoluções.
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