artigo

segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 15:49

Tamanho do texto: A A

Atestado Psicológico

por: Denise Marcon

Atestado Psicológico
Atestado Psicológico
Quando falamos em elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas, muitas dúvidas surgem quando a sua estrutura e dados que nele deve conter. Existem vários tipos de documentos que o psicólogo utiliza de acordo com a finalidade a que se destina. Dentre eles está o atestado psicológico.

Mas afinal, como se faz e para que se emite um atestado psicológico? Este documento certifica uma determinada situação ou estado psicológico, afirmando sobre as condições psíquicas da pessoa que o requer. Tem como principal finalidade justificar faltas do trabalho ou impedimento para se trabalhar; justificar se a pessoa está apta ou não para desenvolver atividades específicas, assim como pedir afastamento ou dispensa do solicitante.

Neste documento deve conter a finalidade a que se destina, o registro dos sintomas, características ou condições psicológicas do paciente de acordo com o CID – 10.  É importante que os registros sejam corridos, separados por pontuação, em um único parágrafo.
 
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Denise Marcon

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005) e Pós-Graduação em Psicologia Organizacionaol pela UNIDERP/Anhanguera. Atualmente é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área da psicologia social e organizacional.

Psicologia