CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Dupla Personalidade - Sintomas

Artigo por Denise Marcon - segunda-feira, 26 de março de 2012

Tamanho do texto: A A

Dupla Personalidade - Sintomas
Dupla Personalidade - Sintomas
O Transtorno de Dupla Personalidade ou Transtorno Dissociativo de Personalidade é considerado uma condição mental onde uma pessoa demonstra traços de duas ou mais personalidades, tendo cada uma, uma maneira diferente de interagir e lidar com o meio onde está inserida. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam este transtorno não tem ligação com a esquizofrenia, psicopatologia, com o qual o transtorno de dupla personalidade é comumente confundido.

É importante destacar que cada personalidade que faz parte deste transtorno é completa, ou seja, possui suas próprias memórias, comportamentos e gostos de maneira complexa e muito bem elaborada. As personalidades são também independentes uma da outra, sendo possível terem comportamentos completamente opostos nas mesmas situações.

Outro aspecto muito interessante é que as personalidades podem inclusive serem de sexo oposto, terem idades e etnias diferentes. O primeiro momento/sintoma em que ocorre a mudança de personalidade pode ser sentido como uma tragédia e com o passar do tempo o indivíduo troca de personalidade normalmente sem fatores que causem precipitação.

De acordo com alguns autores pouco se sabe sobre a causa deste tipo de transtorno, mas indica-se a psicoterapia como a melhor forma de tratamento.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Denise Marcon

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005) e Pós-Graduação em Psicologia Organizacionaol pela UNIDERP/Anhanguera. Atualmente é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área da psicologia social e organizacional.