artigo

terça-feira, 13 de março de 2012 - 12:10

Tamanho do texto: A A

Psicologia e Psiquiatria

por: Denise Marcon

Psicologia e Psiquiatria
Psicologia e Psiquiatria
No senso comum a diferença entre psicologia e psiquiatria gera muitas dúvidas entre as pessoas, que muitas vezes dependem deste atendimento e não sabem qual é o real papel de cada um destes profissionais. Primeiramente é importante esclarecer que a psiquiatria é uma especialidade da medicina, ou seja, todo psiquiatra é médico, cursou faculdade de medicina e cumpriu seu período de residência em psiquiatria.

O psicólogo é o profissional que tem formação em psicologia, ou seja, cursou graduação durante quatro ou cinco anos e se tornou um psicólogo. É interessante destacar que ambos os profissionais tratam a saúde mental, onde o médico psiquiatra diagnóstica com precisão e receita os medicamentos necessários para cada tipo de psicopatologia.

O psicólogo faz o psicodiagnóstico e encaminha para o psiquiatra para prescrição medicamentoso, além de acompanhar o paciente nas sessões de psicoterapia de modo a garantir a melhora dos sintomas do paciente juntamente com os fármacos indicados pelo médico.

A saúde mental é um assunto que ainda gera muitos preconceitos na sociedade, mas é importante que fique claro que a saúde da nossa mente é tão importante quanto a do nosso corpo.

 

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Denise Marcon

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005) e Pós-Graduação em Psicologia Organizacionaol pela UNIDERP/Anhanguera. Atualmente é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área da psicologia social e organizacional.

Psicologia