CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Psicologia Institucional

Artigo por Denise Marcon - quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tamanho do texto: A A

Psicologia Institucional é constituída por um processo de investigação e ação
Psicologia Institucional é constituída por um processo de investigação e ação
A Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Surgiu na Argentina na década de 60 e difundiu-se no Brasil através do estado de Rio Grande do Sul. 

José Bleger contribuiu de maneira fundamental para o desenvolvimento de métodos de trabalho a nível institucional, ampliando seus estudos sobre grupos e entendendo que a instituição é um grupo que resulta de acordos que se fazem entre a organização e as pessoas a quem a organização confia as atribuições contidas nas funções.

Entendendo a dinâmica institucional, este teórico, enfatiza a importância dos objetivos do psicólogo e os objetivos da instituição, e propõe que a Psicologia Institucional é constituída por um processo de investigação e ação, onde o método clínico de indagação operativa é um instrumento básico de pesquisa.

O criador da Psicologia Institucional afirma ainda que ocorreu uma mudança de paradigma em relação aos campos de atuação do psicólogo, no âmbito individual e privado, relacionados somente a problemas psicopatológicos  e no campo de promoção a saúde, abriu assim amplas possibilidades para atuação em grupos, empresas e instituições.

Portanto, podemos entender que para o psicólogo, atuar em uma instituição esta lhe interessará como organismo concreto, mas sem deixar de lado que seu principal objetivo é o de estudar os fenômenos humanos que se dão em relação com a estrutura, a dinâmica e os objetivos da instituição.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Denise Marcon

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005) e Pós-Graduação em Psicologia Organizacionaol pela UNIDERP/Anhanguera. Atualmente é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área da psicologia social e organizacional.