CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Psicologia fisiológica

Artigo por Matheus Martins - terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tamanho do texto: A A

Psicologia fisiológica
Psicologia fisiológica
A Psicologia Fisiológica é uma das áreas da psicologia, onde se estuda as bases fisiológicas de como nosso cérebro funciona e como nós pensamos, conectando as operações físicas do cérebro com o que fazemos e dizemos, em outras palavras, a psicologia fisiológica estuda os mecanismos neurais do nosso comportamento.

Todos os estudos e experimentos dentro da psicologia fisiológica são feitos em animais de laboratório, já que todos os experimentos controlados e manipulação cerebral acabam impedindo que esses sejam feitos diretamente em humanos. Cada um desses experimentos e modos de estudar a Psicologia Fisiológica, trouxeram, e continuam trazendo cada vez mais ganhos aos conhecimentos nessa área da psicologia.

Bastante conhecimento foi ganho a partir de observações feitas nas mudanças de comportamento que acontecem quando certas partes do cérebro são afetadas. Para estudar melhor isso, experimentos em animais de laboratório são usados para testes, como cortar, ou mesmo remover certas partes do cérebro e então, fazendo as observações e estudando as mudanças no comportamento, etc.

Os estudos do cérebro e comportamento, matéria na qual a psicologia fisiológica ocupa grande parte, também são feitas, por exemplo, estudando a química pela qual o cérebro é composto e funciona, a partir disso, pode se descobrir como diversas drogas afetam o cérebro e seu funcionamento e, consequentemente, suas consequências no comportamento, etc.

Um importante trabalho na psicologia fisiológica, assim como na psicologia em geral, foi o livro Principles of Physiological Psychology (Fundamentos da Psicologia Fisiológica, no Brasil), escrito por Wilhelm Wundt em 1874, que é considerado o pai da psicologia experimental, a psicologia fisiológica em si, deve ser atribuída a esse grande psicólogo da Alemanha, Wilhelm Wundt.

O cérebro é o órgão mais misterioso e complexo do corpo humano, mesmo nos dias de hoje, com toda nossa tecnologia, e é impressionante o modo como esse órgão pode afetar nosso comportamento. A psicologia fisiológica vem estudando essa relação comportamento-cérebro a bastante tempo, e diversos nomes, como o citado acima, Wilhelm Wundt, foram de grande importância para esse campo da psicologia. Há alguns livros voltados para psicologia fisiológica, como “Fundamentos da Psicologia Fisiológica” de Wilhelm Wundt, “Psicologia Fisiológica” de Peter M. Milner, entre outros, que podem ser usados para estudos mais profundos sobre esse campo.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Matheus Martins

Blogueiro