PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA AUTORIZADA PELO MEC

matrículas
R$ 0,00
ver cursos

Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho - especialização lato sensu

Descrição

A Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho apresenta todos os conhecimentos necessários sobre Saúde do Trabalhador, Saúde, Segurança Higiene e Qualidade de vida, Aspectos Políticos e Legais do Trabalho e muito mais.


Turmas disponíveis:

Carga horária: 420 horas

Duração: 15 meses


VALORES

Inscrição: de R$ 159,80 por R$ 79,90

Mensalidade: 15 x R$ 313,68 ou de R$ 4705,26por R$ 4234,73 à vista

Pague suas mensalidades até dia 10 de cada mês e garanta 5% de desconto.

Informe seus dados:

Promoção

Conteúdo

Sistema Avaliativo

Metodologia

Público Alvo

Instituição

Corpo Docente

Encontro Presencial

Matrícula

Investimento

Receba o conteúdo por e-mail

Informe seus dados e receba este conteúdo programático em seu e-mail:

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Administração de Enfermagem na Saúde do Trabalhador; Aspectos Políticos e Legais do Trabalho 60 1. Legislação em Saúde Ocupacional
2. Legislação sobre Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho da CLT
3.  Normas Regulamentadoras
4. Gerenciamento dos Serviços de Saúde do Trabalhador
5. Ambientes e condições insalubres: aspectos legais, limite tolerância, nível de ação,  avaliações ambientais quantitativas e qualitativas
6. Resíduos: tipo, coleta, segurança e tratamento. Manejo ambiental de resíduos do domicílio, do comércio e da Industria
7.  Serviço de Saúde Ocupacional
8.  Dimensionamento do Pessoal do SSO
9. Exame Admissional
10. Exame Periódico
11. Exame Demissional
12.  Contextualização e Organização
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA;
13.  Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA;
14. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Alterações e agravos na saúde do Trabalhador 60 1. Considerações gerais sobre o comportamento do homem  no trabalho
2.  Fisiologia do Trabalho Muscular
3. História Natural das doenças Ocupacionais e não Ocupacionais
4. Classificação das doenças Ocupacionais por sistema
5. Definição, Incidência e classificação LER, DORT ou AMERT
6. Atuação de Enfermagem frente as Doenças Ocupacionais e Não Ocupacionais
7 Toxicologia e a Saúde do Trabalhador
8. Saúde Mental Aplicada ao Trabalho
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Epidemiologia e Introdução a Saúde do Trabalhador 40 1. Saúde do Trabalhador:
1.1 – Introdução
1.2 – Antecedentes Históricos
1.3 – Epidemiologia
2. Acidente do Trabalho:
2.1 – Conceitos
2.2 – Principais Causas e Aspecto Legais
2.3 – Registro; Taxas de Freqüência e Gravidade; Custos
3. Política Nacional de Saúde do Trabalhador
4. Rede de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Processo de Cuidar na Enfermagem do Trabalho 60 1. Enfermagem do Trabalho:
1.1 – Contextualização Histórica
1.2 – Conceitos Básicos e Considerações Gerais
1.3 – Aspectos Éticos
2. Enfermeiro do Trabalho:
2.1 – Atuação na Assistência
2.2 – Atividade Administrativa
2.3 – Atuação no Campo da Pesquisa
3. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Ocupacional
4. Processo de Enfermagem na Saúde Ocupacional
5. Vigilância em Saúde do Trabalhador
6. Promoção de Saúde do Trabalhador
7. Imunização do Trabalhador
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 1. Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica
1.1 Processo de produção do conhecimento
2. Pesquisa Científica
2.1 Princípios da Pesquisa Científica
2.2 Principais Modalidades de Pesquisa
2.2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2.2 Pesquisa de campo
2.2.3 Pesquisa experimental
2.2.4 Pesquisa-ação
2.2.5 Pesquisa de intervenção
2.3. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
2.3.1 Compilação ou “estado da questão”
2.3.2 Análise de texto
2.3.3 Estudo comparativo
2.3.4 Estudo histórico
2.3.5 Pesquisas de campo
2.4.Técnicas para coleta de dados e informações
2.4.1 Questionário ou formulário
2.4.2. Entrevista
2.4.3. Observação com método científico
2.4.4. História de vida
2.4.5 Depoimento oral
2.4.6 Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida)
3. Projeto de Pesquisa
3.1. Conceituação
3.2. A escolha do tema
3.3 A estrutura do projeto de pesquisa
3.3.1 Inicia-se com a capa e com a folha de rosto
3.3.2 Elementos essenciais do projeto de pesquisa
4. Orientações e Normatizações para Redação de Textos
4.1 Forma de apresentação gráfica do artigo científico
4.2 As normas da ABNT, NBR 10520/2002
4.2.1 Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé
4.2.2 Tipos de Citações
4.2.3 Localização das Citações
4.2.4 As Notas de Rodapé
4.2.5 Normas para elaboração de referências
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40 1. A docência no ensino superior
1.1 Educação. Didática. Metodologia
1.2 A LDB, o ensino superior e suas finalidades
1.3 O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
2. A metodologia como ato político
2.1 O ato de planejar e as intencionalidades
2.2 A opção política do educador
3. Plano e planejamento
3.1 Diferenças entre plano e planejamento
3.2 As implicações políticas do ato de planejar
3.3 Elementos constitutivos de um plano
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Saúde, Segurança  Higiene e Qualidade de vida 60 1. Introdução à Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho. Conceitos básicos
2.  Organização do Ambiente de Trabalho
3. Classificação dos fatores de risco
4. Risco Biológico
5. Riscos Químicos
6. Riscos Físicos
7. Risco Ergonômico
8. Mapa de Risco
9. Ergonomia Aplicada ao trabalho
10. Origem e evolução da Ergonomia
11. Conceitos de Ergonomia
12. As diferentes abordagens em Ergonomia
13. Aplicações da Ergonomia
14  Abordagem Ergonômica da Organização do trabalho
15. Segurança do Trabalho
16.  Biossegurança
17. Norma Regulamentadora 32
18. Equipamentos de segurança
19. Proteção Individual
20.  Proteção Coletiva
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

O sistema avaliativo é composto por:


  • Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.
  • Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
  • Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.
  • Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.


* As questões da prova online são aleatórias.

* Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.

* O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo:

A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.
Curso RESTRITO a graduados com formação em Enfermagem e Medicina.
Logo UCDB

Universidade Católica Dom Bosco. Portaria MEC n.º 1547, de 27 de outubro de 1993 (Publicação DOU em 28/10/93).

A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.

O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

Mais informações podem ser encontradas no site no MEC, em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13070:os-cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-precisam-ser-autorizados-e-reconhecidos-pelo-mec&catid=127:educacao-superior

O corpo docente é composto por:


  • Tutores de Interação: Responsáveis pelas dúvidas técnicas e gerais dos alunos.
  • Tutores Colaboradores: Convidados que colaboram na produção e atividades do curso.
  • Tutores Conteudistas: Responsáveis pela elaboração do material didático escrito do curso.
  • Tutores Orientadores: Disponíveis para orientação da elaboração de trabalho de conclusão de curso.
  • Tutores Titulares: Responsáveis pelas disciplinas, respondendo às dúvidas específicas encaminhadas pelos tutores de interação.


Verifique abaixo os tutores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:


Nome Currículo Coordenador Interação Colaborador Conteudista Orientador Titular
Me. Aucely Correa Fernandes Chagas Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador
Dra. Elizabeth Gonçalves Ferrreira Zaleski Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador
Dr. José Manfroi Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador Titular
Esp. Karine Ferreira da Costa Curriculo Lattes Coordenador Colaborador Conteudista Orientador
Me. Leandra Andréia de Sousa Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador
Esp. Ludmila Vohryzek Sommer Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador
Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador Titular
Me. Rosilene Rocha Palasson Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador
Ma. Suellen Ribeiro Miranda Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.

1. Realize seu cadastro. Clique aqui para se cadastrar.

2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

3. Envie os seguintes documentos:

  1. 2 fotos 3x4;
  2. Cópia autenticada de RG e CPF;
  3. Comprovante de residência recente em nome do participante;
  4. Cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação;
  5. Requerimento de matrícula/termo de adesão assinados com firma reconhecida.

Observações: Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação.

Parcelado em:

2 x R$ 2.352,63

3 x R$ 1.568,42

4 x R$ 1.176,31

5 x R$ 941,05

6 x R$ 784,21

7 x R$ 672,18

8 x R$ 588,16

9 x R$ 522,80

10 x R$ 470,52

11 x R$ 427,75

12 x R$ 392,10

13 x R$ 361,74

14 x R$ 336,09

15 x R$ 313,68


Ou parcela única:

De R$ 4.705,26 por R$ 4.234,73


* 5% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês no boleto bancário ou na opção por pagamento via cartão de crédito.

* Obs.: a geração de boleto somente ocorre após o recebimentos e conferência dos documentos.

Ao adquirir este produto, você aceita o Termo de Uso do Portal Educação.


Ofereça esse e outros cursos para seus colaboradores: Cursos para Empresas.

Números do portal educação

  • 1.183.884
    matrículas em cursos
  • 96,19%
    de índice de satisfação
  • 98%
    indicariam os cursos a amigos
  • 92%
    acham o material bom/ótimo
  • 33
    áreas de conhecimento
  • 31
    prêmios e conquistas
  • 10
    canais de atendimento
  • 210
    colaboradores diretos
  • 1000
    colaboradores indiretos
  • 65
    países alcançados